O comando rpm é uma ferramenta de gerenciamento para pacotes RPM. rpm era originalmente um programa usado pelas distribuições Red Hat Linux para gerenciar pacotes Linux, e era popular porque seguia as regras GPL e era poderoso e conveniente. Gradualmente adotado por outras distribuições. O surgimento dos métodos de gerenciamento de pacotes RPM torna o Linux fácil de instalar e atualizar, o que indiretamente melhora a aplicabilidade do Linux.
gramática
rpm (Opções) (Parâmetro)
Opções
1. Tenho esses pacotes de software de rpm instalados no meu sistema.
Se quiser encontrar todos os instaladosUm pacote que contém uma determinada string SQL
2. Como obter o nome completo do arquivo de um pacote de software.
Você pode obter o nome completo do pacote mysql instalado no sistema, do qual pode obter informações como a versão do pacote atual. Neste exemplo, você pode obter a informação mysql-3.23.54a-11
3. Onde o arquivo em um pacote rpm está instalado?
Note que os nomes dos pacotes que não incluem o sufixo .rpm aqui são os nomes dos pacotes, o que significa que apenas mysql ou mysql-3.23.54a-11 podem ser usados em vez de mysql-3.23.54a-11.rpm.Se você só quiser saber para onde o executável foi, também pode usar qualComo o quê:
4. Um pacote rpm contém esses arquivos.
5. Como obter informações relevantes sobre a versão, o propósito e outras informações relevantes de um pacote de software?
6. Qual pacote instala um determinado programa, ou qual pacote contém esse programa.
Note que isso não é uma citação, mas sim ', que é a tecla no canto superior esquerdo do teclado. rpm -qilf também pode ser usado para gerar tanto informações de pacotes quanto uma lista de arquivos.
7. Qual pacote de software instalou um determinado arquivo, ou qual pacote contém esse arquivo.
Note que o método da pergunta anterior é aplicável apenas a programas executáveis, enquanto o método a seguir pode ser usado não apenas para programas executáveis, mas também para arquivos comuns. Desde que esse nome de arquivo seja conhecido. Primeiro, obtenha o caminho completo até esse programa, seja whereis ou which, e então use rpm -qf, por exemplo:
|