Ciclo de versões do software
α, β e λ são comumente usados para representar as três etapas do processo de testes de software.
-- α é a primeira fase e geralmente é apenas para testes internos;
-- β é a segunda etapa, que eliminou a maioria das imperfeições no software, mas ainda pode haver defeitos e vulnerabilidades, e geralmente é fornecida apenas a um grupo específico de usuários para testes e uso.
-- λ é a terceira etapa, neste momento o produto está bastante maduro e só precisa ser otimizado em locais individuais para ser listado e emitido.
Período de desenvolvimento
-- Alpha(α): Prévia, ou beta interna; Geralmente, se não for liberado para o mundo exterior, haverá muitos bugs; Geralmente só é usado por testadores.
-- Beta(β): versão beta, ou beta pública; Novos recursos serão adicionados o tempo todo nesta fase; Lançado após a alfa.
-- RC (Candidato a Lançamento): Versão final de teste; Pode se tornar um candidato ao lançamento final do produto e, se não houver problemas, pode ser lançado como versão oficial
A maioria dos softwares open source lançará duas versões RC, e o RC2 final será a versão oficial.
Período de conclusão
-- Estável: versão estável; Correções foram feitas desde o lançamento da versão de prévia e melhorias.
-- GA (Disponibilidade Geral): A versão oficial de lançamento; Em países estrangeiros, GA é usado para descrever a versão de lançamento.
-- RTM (Lançamento para Manufatura): a versão lançada ao fabricante; A versão RTM não significa necessariamente que o criador resolve todos os problemas do software; Ainda é possível atualizar a versão antes que seja lançada ao público.
Outro tipo de RTM é o RTW (Release To Web), que significa que a versão oficial do software é lançada no site para que os clientes possam baixar gratuitamente.
-- RTL (Varejo): Versão de varejo; É uma versão oficial de verdade, lançada oficialmente na versão de varejo.
Pegando o Windows 7 como exemplo, a versão RTM tem o mesmo número de versão da versão de varejo.
Outras expressões
-- OEM (Fabricante de Equipamentos Originais): Fabricante de Equipamentos Originais; Ele é vendido para fabricantes de computadores com computadores, ou seja, versões aleatórias;
Só pode ser enviada por máquinas aleatórias, não pelo varejo. Só pode ser instalado limpo, não atualizado a partir do sistema operacional antigo. A embalagem não é tão bonita quanto a da versão de varejo, geralmente só um CD e instruções (procuração).
-- RVL: Dizem que é a versão oficial, mas RVL não é o nome da versão de forma alguma. Ele é decifrado a partir da versão chinesa/inglesa da documentação.
-- EVAL: A versão EVAL que circula na rede é semelhante à "versão de avaliação" e funcionalmente não difere da versão de varejo. |