Este artigo é um artigo espelhado de tradução automática, por favor clique aqui para ir para o artigo original.

Vista: 12202|Resposta: 0

[Linux] Comando chmod do Linux explicado em detalhes

[Copiar link]
Publicado em 12/01/2016 21:09:08 | | |

Arquivos do modo chmod [opções]

Somente o proprietário do arquivo ou o usuário privilegiado pode usar essa função para alterar o modo de acesso ao arquivo. O modo pode ser em forma numérica ou expresso na forma de permissão do código de operação do WHO. Quem é opcional, o padrão é A (todos os usuários). Apenas um opcode pode ser selecionado. Múltiplos modos podem ser especificados, separados por vírgulas.

Opções:

-c,--changes
Apenas a informação do arquivo alterado é saída

-F,--silencioso,--silencioso
Quando o chmod não consegue alterar o modo de arquivo, o usuário do arquivo não é notificado

--Ajuda
Informações de ajuda para saída.

-R,--recursivo
Você pode percorrer recursivamente o subdiretório e aplicar a modificação a todos os arquivos e subdiretórios do diretório

--referência=nome do arquivo
Consulte o nome do arquivo permission para definir as permissões

-v,--verboso
Independentemente de a modificação ser bem-sucedida ou não, as informações de saída para cada arquivo

--Versão
Informação de versão de saída.

quem

u
utilizador

g
Grupo

o
Outros

um
Todos os Usuários (Padrão)

Opcode

+
Aumentar permissões

-
Remover permissões

=
Reatribuir permissões

Permissão

r
Leia

w
Escreva

x
executar

s
Defina o número de ID do usuário (ou grupo).

t
Defina um bit fixo para evitar que arquivos ou diretórios sejam excluídos por não proprietários

u
Permissões atuais do usuário

g
Permissões atuais do grupo

o
Permissões atuais para outros usuários

Como escolha, a maioria de nós usa a forma de números octais de três dígitos para representar permissões, a primeira para especificar as permissões do mestre, a segunda para especificar as permissões do grupo, e a terceira para especificar as permissões de outros usuários, cada uma pela soma de três valores: 4 (ler), 2 (escrever) e 1 (executar) para determinar as permissões. Por exemplo, 6 (4+2) representa o direito de ler e escrever, e 7 (4+2+1) tem o direito de ler, escrever e executar.

Você também pode definir o quarto dígito, que fica à frente da sequência de permissões de três dígitos, e o quarto dígito é 4, 2, 1, o que significa o seguinte:

4. Defina o ID do usuário durante a execução, que é usado para autorizar o processo com base no proprietário do arquivo, e não no usuário que criou o processo.

2. Defina o ID do grupo de usuários durante a execução, que é usado para autorizar o processo com base no grupo onde o arquivo está localizado, e não no usuário que criou o processo.

1. Defina a posição adesiva.

Exemplo:

$ chmod u+x adiciona permissões de execução ao proprietário do arquivo
$ chmod 751 atribui permissões de leitura, gravação e execução ao proprietário (7) do arquivo, lê e executa (5) ao grupo do arquivo e atribui permissões de execução (1) a outros usuários
$ chmod u=rwx,g=rx,o=x Outra forma do exemplo acima
$chmod=r atribui permissões de leitura a todos os usuários
$ chmod 444 Igual ao acima
$ chmod a-wx, arquivo a+r como acima
$ chmod - o diretório you+r atribui recursivamente permissões de leitura ao proprietário de todos os arquivos e subdiretórios no diretório
$ chmod 4755 define o ID para atribuir permissões de leitura, gravação e execução ao subordinado, e atribuir permissões de leitura e execução ao grupo e a outros usuários.




Anterior:C# divide arrays em dois grupos, dois em grupos
Próximo:Linux usa comumente comandos chmod
Disclaimer:
Todo software, material de programação ou artigos publicados pela Code Farmer Network são apenas para fins de aprendizado e pesquisa; O conteúdo acima não deve ser usado para fins comerciais ou ilegais, caso contrário, os usuários terão todas as consequências. As informações deste site vêm da Internet, e disputas de direitos autorais não têm nada a ver com este site. Você deve deletar completamente o conteúdo acima do seu computador em até 24 horas após o download. Se você gosta do programa, por favor, apoie um software genuíno, compre o registro e obtenha serviços genuínos melhores. Se houver qualquer infração, por favor, entre em contato conosco por e-mail.

Mail To:help@itsvse.com