Arquivos do modo chmod [opções]
Somente o proprietário do arquivo ou o usuário privilegiado pode usar essa função para alterar o modo de acesso ao arquivo. O modo pode ser em forma numérica ou expresso na forma de permissão do código de operação do WHO. Quem é opcional, o padrão é A (todos os usuários). Apenas um opcode pode ser selecionado. Múltiplos modos podem ser especificados, separados por vírgulas.
Opções:
-c,--changes Apenas a informação do arquivo alterado é saída
-F,--silencioso,--silencioso Quando o chmod não consegue alterar o modo de arquivo, o usuário do arquivo não é notificado
--Ajuda Informações de ajuda para saída.
-R,--recursivo Você pode percorrer recursivamente o subdiretório e aplicar a modificação a todos os arquivos e subdiretórios do diretório
--referência=nome do arquivo Consulte o nome do arquivo permission para definir as permissões
-v,--verboso Independentemente de a modificação ser bem-sucedida ou não, as informações de saída para cada arquivo
--Versão Informação de versão de saída.
quem
u utilizador
g Grupo
o Outros
um Todos os Usuários (Padrão)
Opcode
+ Aumentar permissões
- Remover permissões
= Reatribuir permissões
Permissão
r Leia
w Escreva
x executar
s Defina o número de ID do usuário (ou grupo).
t Defina um bit fixo para evitar que arquivos ou diretórios sejam excluídos por não proprietários
u Permissões atuais do usuário
g Permissões atuais do grupo
o Permissões atuais para outros usuários
Como escolha, a maioria de nós usa a forma de números octais de três dígitos para representar permissões, a primeira para especificar as permissões do mestre, a segunda para especificar as permissões do grupo, e a terceira para especificar as permissões de outros usuários, cada uma pela soma de três valores: 4 (ler), 2 (escrever) e 1 (executar) para determinar as permissões. Por exemplo, 6 (4+2) representa o direito de ler e escrever, e 7 (4+2+1) tem o direito de ler, escrever e executar.
Você também pode definir o quarto dígito, que fica à frente da sequência de permissões de três dígitos, e o quarto dígito é 4, 2, 1, o que significa o seguinte:
4. Defina o ID do usuário durante a execução, que é usado para autorizar o processo com base no proprietário do arquivo, e não no usuário que criou o processo.
2. Defina o ID do grupo de usuários durante a execução, que é usado para autorizar o processo com base no grupo onde o arquivo está localizado, e não no usuário que criou o processo.
1. Defina a posição adesiva.
Exemplo:
$ chmod u+x adiciona permissões de execução ao proprietário do arquivo $ chmod 751 atribui permissões de leitura, gravação e execução ao proprietário (7) do arquivo, lê e executa (5) ao grupo do arquivo e atribui permissões de execução (1) a outros usuários $ chmod u=rwx,g=rx,o=x Outra forma do exemplo acima $chmod=r atribui permissões de leitura a todos os usuários $ chmod 444 Igual ao acima $ chmod a-wx, arquivo a+r como acima $ chmod - o diretório you+r atribui recursivamente permissões de leitura ao proprietário de todos os arquivos e subdiretórios no diretório $ chmod 4755 define o ID para atribuir permissões de leitura, gravação e execução ao subordinado, e atribuir permissões de leitura e execução ao grupo e a outros usuários. |