|
Uso básico do VI/vim Este artigo cobre o básico de como usar vi (vim), mas basicamente é suficiente para o usuário comum! A diferença entre o i/vim é que ambos são editores multimodais, a diferença é que o vim é uma versão atualizada do vi, que não só é compatível com todas as instruções do vi, como também traz alguns recursos novos. Por exemplo, a sintaxe é destacada, e operações de visualização podem ser executadas não apenas no terminal, mas também na janela X, Mac OS e Windows.
vi editor é o editor padrão para todos os sistemas Unix e Linux, e não é inferior a nenhum editor de texto moderno; aqui está apenas uma breve introdução ao seu uso e um pequeno número de instruções. Como o editor de vi é idêntico para todas as versões de Unix e Linux, você pode aprender mais sobre ele em qualquer outro lugar onde o vi seja introduzido. Vi também é o editor de texto mais básico do Linux e, depois de aprendê-lo, você poderá navegar pelo mundo Linux sem nenhum impedimento. [Simplesmente, você pode usar as setas para cima, baixo, esquerda, direita e esquerda e as teclas delete e retroceder para mover e deletar, seja no modo comando ou inserir]
1. O conceito básico de VI Basicamente, vi pode ser dividido em três estados, a saber, modo comando, modo de inserção e modo última linha, e as funções de cada modo são distinguidas da seguinte forma: 1) Modo de Comando) Controle o movimento do cursor de tela, a exclusão de caracteres, palavras ou linhas, o movimento para copiar uma seção e entrar no modo Insert, ou para o modo de última linha. 2) Modo de inserção Só no modo Insert, você pode fazer entrada de texto, pressione a tecla "ESC" para voltar ao modo linha de comando. 3) Modo última linha Salve ou saia do arquivo, e você também pode configurar o ambiente de edição, como encontrar strings e listar números de linha...... etc.
No entanto, geralmente simplificamos vi em dois modos ao usá-lo, ou seja, o modo da última linha também está incluído no modo de comando (modo de comando).
2. Operação básica do vi a) Entrar VI Após inserir vi e nome do arquivo no prompt do sistema, entre na tela de edição em tela cheia do vi: $ vi myfile. No entanto, uma coisa a notar é que, após entrar no vi, você entra no "modo comando" e precisa alternar para "Inserir modo" para inserir texto. Usuários de primeira viagem de vi vão querer usar as teclas para cima, baixo, esquerda e direita para mover o cursor primeiro, mas o computador continua apitando, ficando meio irritado, então depois de entrar no vi, não se mexa, troque para o "modo Inserir"!
b) Alternar para o modo Insert para editar o arquivo Clique na letra "i" sob "Modo Linha de Comando" para entrar no "Modo Inserir", e então você pode começar a digitar texto.
c) Inserir alavanca Você está atualmente no "modo Inserir", então só pode continuar digitando texto se perceber que digitou a palavra errada! Se quiser usar as teclas do cursor para voltar e apagar a palavra, precisa clicar na tecla "ESC" para ir para o "modo comando" e então apagar o texto.
d) Sair VI e salvar o arquivo No Modo Comando, clique na tecla dos dois pontos ":" para entrar no modo Última linha, por exemplo: : w nome do arquivo (insira "w nome do arquivo" para salvar o artigo com o nome especificado) : wq (entre "wq", salvar e sair vi) : Q! (Entra o q!, força o abandono do vi sem salvar)
3. Tecla de função do modo de comando 1). Modo de inserção Pressione "i" para alternar para o modo de inserção "modo inserido", pressione "i" para entrar no modo de inserção e acessar o arquivo a partir da posição atual do cursor; Após pressionar "a" para entrar no modo de inserção, o texto é inserido na próxima posição do cursor atual; Após pressionar "O" para entrar no modo de inserção, você pode inserir uma nova linha e inserir texto desde o início da linha.
2). Alternar do modo de inserção para o modo de linha de comando Aperte o botão "ESC".
3). Mova o cursor O vi pode ser movido para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita diretamente com o cursor no teclado, mas o vi comum usa as letras minúsculas "h", "j", "k" e "l" para controlar o cursor e mover um espaço para a esquerda, para baixo, para cima e para a direita, respectivamente. Pressione "Ctrl" + "B": Mova a tela para "Voltar" uma página. Pressione "Ctrl" + "F": mova a tela uma página para "Avançar". Pressione "Ctrl" + "U": mova a tela meia página para "Voltar". Pressione "Ctrl" + "D": mova a tela meia página para "Avançar". Pressione o número "0": Avance para o início do artigo. Pressione "G": Avance para o final do artigo. Pressione "$": Mova para o "final da linha" da linha onde o cursor está localizado. Pressione "^": Mova para a "Cabeça de Linha" da linha onde o cursor está localizado Pressione "w": O cursor salta para o início da próxima palavra Pressione "e": O cursor salta para o sufixo da próxima palavra Pressione "b": Cursor de volta ao início da palavra anterior Pressione "#l": O cursor se move para a posição # da linha, por exemplo, 5L, 56L.
4). Excluir texto "x": Cada vez que você pressionar, exclua o caractere "atrás" de onde o cursor está localizado. "#x": Por exemplo, "6x" significa excluir os caracteres "depois" de 6 onde está o cursor. "X": X maiúsculo, cada vez que você pressionar, exclua o caractere "antes" onde o cursor está localizado. "#X": Por exemplo, "20X" significa excluir os 20 caracteres "frontais" onde está o cursor. dd: Apague a linha onde o cursor está localizado. "#dd": Exclua a linha # da linha onde o cursor está localizado
5). Cópia "YW": Copie o caractere do cursor para o sufixo no buffer. "#yw": Copie a palavra # para o buffer "yy": Copie a linha onde o cursor está localizado para o buffer. "#yy": Por exemplo, "6yy" significa copiar 6 linhas de texto "para baixo" da linha onde o cursor está localizado. "p": Cole os caracteres do buffer na localização do cursor. Nota: Todos os comandos de cópia relacionados a "y" devem funcionar com "p" para completar a função de copiar e colar.
6). Substituir "r": Substitua o caractere onde o cursor está localizado. "R": Substitua o caractere onde o cursor vai até que a tecla "ESC" seja pressionada.
7). Responder à última ação "u": Se você executar um comando por engano, pode pressionar imediatamente "u" para voltar à operação anterior. Pressione "u" várias vezes para realizar várias respostas.
8). Mudanças "cw": Altere a palavra onde o cursor está localizado para o sufixo "c#w": Por exemplo, "c3w" significa mudar 3 palavras
9). Pule para a linha especificada "Ctrl" + "G" lista o número da linha onde o cursor está localizado. "#G": Por exemplo, "15G", que significa mover o cursor para o início da 15ª linha do artigo.
4. Introdução ao comando do modo Última linha Antes de usar o "modo última linha", lembre-se de pressionar a tecla "ESC" para garantir que está no "modo comando" e depois pressionar os dois pontos ":" para entrar no "modo última linha".
A) Listar os números das linhas "set nu": Após digitar "set nu", o número da linha será listado na frente de cada linha no documento.
B) Pule para uma linha no documento "#": O sinal "#" indica um número, insira um número após os dois-pontos, e depois pressione enter para pular para a linha, como digitar o número 15, e então inserir, você irá para a 15ª linha do artigo.
C) Encontrar personagens "/palavra-chave": Pressione primeiro a tecla "/", depois insira o caractere que você procura; se a palavra-chave que encontrar pela primeira vez não for o que você quer, pode continuar pressionando "n" para encontrar a palavra-chave que deseja. 「? Palavra-chave": Primeiro toque "?" E então digite o caractere que você procura; se a palavra-chave que você procura pela primeira vez não for o que você quer, pode continuar pressionando "N" para avançar até encontrar a palavra-chave que deseja.
D) Salvar o arquivo "w": Insira a letra "w" nos dois pontos para salvar o arquivo.
E) Leave vi "Q": Pressione "Q" para sair, se não puder sair do VI, pode seguir o "Q" com um "!" Forçada a deixar a Vi. "qw": Geralmente é recomendado usá-lo com "w" ao sair, para que você possa salvar o arquivo ao sair.
5. Lista de Comando VI 1) A tabela a seguir lista algumas das funções das teclas no modo de comando:
h Mova o cursor para a esquerda de um caractere Mova o cursor para a direita em um caractere k cursor sobe uma linha O cursor j desce uma linha ^Mova o cursor para o início da linha 0 número "0", o cursor vai para o início do artigo O cursor G vai para o final do artigo $Cursor se move para o final da fileira Ctrl+f para virar a tela para frente Ctrl+b para virar a tela para trás Ctrl+d para virar a tela pela metade Ctrl+U vira metade da tela para trás I insere o caractere antes da posição do cursor O último caractere de a na localização do cursor começa a aumentar o Insira uma nova linha e entre pelo início da linha O ESC recua do estado de entrada para o estado de comando X remove o caractere após o cursor #x删除光标后的#个字符 X (X maiúsculo), remova o caractere à frente do cursor #X删除光标前面的#个字符 dd apaga a linha onde o cursor está localizado #dd删除从光标所在行数的#行 YW copia uma palavra onde o cursor está #yw复制光标所在位置的#个字 yy copie uma linha onde o cursor está localizado #yy复制从光标所在行数的#行 ppaste uCancele a operação CW muda uma palavra onde o cursor está localizado #cw更改光标所在位置的#个字
2) A tabela a seguir lista alguns dos comandos no modo de comando em linha w armazena o arquivo que está sendo editado como nome de arquivo O nome do arquivo WQ armazena o arquivo sendo editado como nome de arquivo e sai do VI Q!abandone todas as modificações e saia vi Set Nu mostra o número da linha
/或?查找,在/后输入要查找的内容 N e/ou? Se o que você procura não for a palavra-chave que procura, pressione n ou para trás (com / conjunção) ou para frente (com?) Conjunção) e continue procurando até encontrá-lo.
A figura resumida pelo mestre:
Fim!
|