DNF vs YUM são duas ferramentas diferentes de gerenciamento de pacotes para instalar, atualizar e desinstalar pacotes no Linux. Como muitos problemas antigos no Yum permanecem sem solução, o gerenciador de pacotes Yum foi substituído pelo gerenciador de pacotes DNF.
YUM: Yellowdog Update Modifier, o programa front-end do rpm, que resolve dependências relacionadas a pacotes, pode localizar pacotes entre múltiplas bibliotecas e é uma ferramenta alternativa para o up2date.
DNF: A próxima geração de gerenciadores de pacotes RPM. A data de lançamento DNF é 11 de maio de 2015, o gerenciador de pacotes DNF está escrito em Python sob GPL v2, apareceu pela primeira vez na distribuição Fedora 18. No RHEL 8.0, ele substituiu oficialmente o YUM, e o DNF Package Manager superou alguns gargalos do YUM Package Manager, melhorando a experiência do usuário, o uso de memória, a análise de dependências e a velocidade de execução.
Distinguir:
Resolução de dependências: Ambos os DNFs são mais capazes de lidar com dependências Desempenho: DNF é mais rápido, DNF suporta operação paralela e múltiplos pacotes de software podem ser baixados ao mesmo tempo Arquivos de configuração: o dnf usa um arquivo de configuração com o sufixo .repo, yum usa um arquivo de configuração .repo e o arquivo principal de /etc/yum.conf Interface do usuário: a informação de saída DNF é mais clara e fornece mais informações de saída no terminal. O yum gera menos informações e é relativamente conciso
Nota:O dnf substituiu o yum como ferramenta padrão de gerenciamento de pacotes no CentOS 8 e versões posteriores。 Para versões mais antigas de sistemas, o gerenciamento de pacotes ainda pode ser feito usando comandos yum.
Yum redireciona para DNF. , a nova versão do Red Hat abandonou o yum. Como mostrado abaixo:
|