Formato: nome de conta chown arquivo ou diretório
Exemplo:
Permissões adicionadas ao nome atual chmod +wx do usuário
O comando chown introduz:
[root@centos79-dev03 ~]# chown --ajuda
Usage: chown [OPTION]... [OWNER][:[GROUP]] FILE... ou: chown [OPTION]... --referência=RFILE ARQUIVO... Mude o proprietário e/ou grupo de cada ARQUIVO para OWNER e/ou GROUP. Com --reference, mude o proprietário e o grupo de cada FILE para os do RFILE.
-c, --mudanças como prolixas, mas só relatam quando uma alteração é feita -f, --silencioso, --silencioso suprimir a maioria das mensagens de erro -v, --saída detalhada um diagnóstico para cada arquivo processado --desreferência afeta o referente de cada elo simbólico (isto é o padrão), em vez do próprio elo simbólico -h, --no-desreferenciação afeta links simbólicos em vez de qualquer arquivo referenciado (útil apenas em sistemas que podem alterar o Posse de um symlink) --from=CURRENT_OWNER:CURRENT_GROUP Mudar o proprietário e/ou grupo de cada arquivo somente se seu atual proprietário e/ou grupo correspondem aos especificados aqui. Qualquer um pode ser omitido, caso em que uma correspondência não é exigido para o atributo omitido --no-preserve-root não trate '/' especialmente (o padrão) --preserve-root falha em operar recursivamente em '/' --reference=RFILE use proprietário e grupo do RFILE em vez de especificando valores OWNER:GROUP -R, --operam recursivamente em arquivos e diretórios
As seguintes opções modificam como uma hierarquia é percorrida quando o -R A opção também é especificada. Se mais de um for especificado, apenas o final Uma delas entra em vigor.
-H se um argumento de linha de comando for um link simbólico até um diretório, percorre-o -L percorra cada link simbólico até um diretório Encontrado -P não percorrem nenhum elo simbólico (padrão)
--ajuda Demonstre essa ajuda e saia --versão Informação de saída e saída
O proprietário permanece inalterado se estiver ausente. O grupo permanece inalterado se estiver ausente, mas alterado para iniciar sessão no grupo se implícito por um ':' após um simbólico OWNER. PROPRIETÁRIO e GRUPO podem ser tanto numéricos quanto simbólicos.
Examples: A raiz do chown /u Mude o proprietário de /u para "root". chown root:staff /u Igualmente, mas também mudar o grupo para "staff". chown -hR root /u Mude o proprietário de /u e subarquivos para "root".
Ajuda online com GNU coreutils: <http://www.gnu.org/software/coreutils/> Para documentação completa, execute: info coreutils 'invocação de chown' chown -R Nome de usuário do proprietário: Nome do grupo Nome da pasta
|