Quando você precisa gerenciar vários servidores, é importante saber o status de funcionamento de cada servidor, como: CPU, memória, IO de disco, rede, etc.; se for muito difícil fazer login em cada servidor para visualizar esses indicadores, e não conseguir realizar a função de estatísticas em tempo real, também é necessário enviar cada conta e senha do servidor para outros.
Grafana+Prometheus+Windows Exporter é o que nos ajuda a resolver esse problema e, através da interface web online, podemos ver que conseguimos acompanhar a saúde do servidor a tempo. O processo geral é o seguinte:
Exportador do Windows
Prometheus Exporter para máquinas Windows. O Windows Server versão 2008R2 e posteriores, assim como o Windows desktop versão 7 e posteriores são suportados.
Endereço do GitHub:O login do hiperlink está visível.
Endereço de Download:O login do hiperlink está visível.
Baixe "windows_exporter-0.16.0-amd64.exe" e clique duas vezes para executá-lo, como mostrado na figura abaixo:
Acesso via navegador:http://localhost:9182/metricsVocê pode ver algumas métricas do servidor atual, como mostrado na figura abaixo:
Prometheus
Prometheus é um projeto fundamental de computação em nuvem, um sistema de monitoramento de sistemas e serviços. Ele coleta métricas de alvos configurados em intervalos específicos, avalia expressões de regras, exibe resultados e dispara alertas quando condições especificadas são observadas. Um sistema de monitoramento de serviços de código aberto e banco de dados de séries temporais.
Endereço de Download:O login do hiperlink está visível.
Após a extração, modifique o arquivo "prometheus.yml" no diretório do programa e configure-o da seguinte forma:
Clique duas vezes em "prometheus.exe" para rodar, como mostrado abaixo:
Abrahttp://127.0.0.1:9090/targets, você pode ver os nós coletados por Prometheus, como mostrado na figura abaixo:
Grafana
O Grafana é uma ferramenta de visualização de dados de código aberto desenvolvida na linguagem Go, que pode realizar monitoramento e estatísticas de dados, com funções de alarme. Atualmente, muitas empresas usam o Grafana, como PayPal, eBay, Intel, etc. Suportava bancos de dados de séries temporais como InfluxDB, Prometheus, Elasticsearch e Graphite.
Endereço de Download:O login do hiperlink está visível.
Após o download terminar, vá até o diretório bin e clique duas vezes para executar "grafana-server.exe", como mostrado na figura abaixo:
O navegador abre o painel web do Grafana no endereço:http://localhost:3000/Administrador de conta administrador de senha, você precisa definir uma nova senha pela primeira vez. (omitido)
Adicione uma fonte de dados Prometheus, como mostrado na imagem a seguir:
Adicionar um painel
Todos os endereços do dashboard:O login do hiperlink está visível.
O painel do Windows Exporter recomenda:
O login do hiperlink está visível.
O login do hiperlink está visível.
emImportação via grafana.comNa caixa de entrada abaixo, insira:10467Para clicar no botão de carregar, conforme mostrado abaixo:
Selecione a fonte de dados que você acabou de criar e, quando terminar, espere o Prometheus buscar uma certa quantidade de dados do Windows Exporter, como mostrado abaixo:
(Fim)
|