O pacote Integrartion Services é, na verdade, uma coleção de propriedades de objetos; em todos os pacotes de Integration Services que desenvolvemos antes, as variáveis, atributos, como links de banco de dados, diretórios de arquivos sincronizados, etc., usamos diretamente uma constante no pacote para atribuir essas variáveis ou atributos, o que traz grandes dificuldades para o lançamento e migração desse pacote, como quando desenvolvemos pacotes no ambiente de desenvolvimento. Todas as variáveis e atributos são definidos de acordo com o ambiente de desenvolvimento; após a conclusão do desenvolvimento, para implantar esse pacote no ambiente de produção, conexão de banco de dados, diretório de sincronização, etc., o método anterior será alterado: abrir o pacote no novo ambiente, redefinir os valores dessas variáveis ou atributos antes que ele possa rodar normalmente. Desde o Integration Services 2005, esse problema foi resolvido com a adição do recurso [Configuração de Pacotes]. Perfis ajudam na transferência de pacotes de forma fluida, e o processo de configuração pode ser automatizado, reduzindo o transtorno de implantação e o risco de erros.
A configuração de pacotes do programa Integration Services permite que quaisquer atributos SSIS, como pacotes, conexões, contêineres, variáveis, etc., sejam escritos em um arquivo ou tabela XML e então lidos em tempo de execução. Existem vários tipos principais de configuração:
- Arquivo de configuração XML
- variável de ambiente
- Chaves do registro
- Variável de pacote pai
- Tabelas SQL Server
No menu Projeto, selecione Converter para modelo de implantação de pacotes, como mostrado na imagem a seguir:
No pacote SSIS, ative a configuração do pacote, clique com o botão direito no espaço em branco do pacote e selecione a configuração do pacote, conforme mostrado na figura a seguir:
Verifique a opção Habilitar configuração do pacote, selecione o arquivo de configuração XML, clique em Navegar e preencha o nome da configuração conforme sua situação, conforme mostrado na figura abaixo:
Os endereços dos servidores da fonte e do destino são configuráveis, como mostrado na figura a seguir:
Por fim, é gerado um exemplo de configuração de pacote SSIS: file de configuração.dtsConfig
Gerar o código de configuração XML da seguinte forma:
Tente modificar o endereço do servidor para o endereço errado, use DTExecUI para selecionar o arquivo de configuração xml, reexecute o pacote, e o erro é o seguinte:
(Fim)
|