Este artigo é um artigo espelhado de tradução automática, por favor clique aqui para ir para o artigo original.

Vista: 15516|Resposta: 3

Introdução às licenças open source comuns (GPL, BSD, MIT, Mozilla, Apache).

[Copiar link]
Publicado em 21/05/2019 13:25:06 | | | |
1. Origem do contrato de licença de código aberto

De acordo com o Acordo de Licença de Código Aberto na definição da Enciclopédia Baidu:

Software livre/software de código aberto é gratuito, livre, código aberto, e somos gratuitos para baixar, instalar e usar. Ao mesmo tempo, para proteger os direitos legais de autores e colaboradores, garantir que esses softwares não sejam roubados por algumas instituições comerciais ou indivíduos, e não afetem o desenvolvimento de softwares, a comunidade de código aberto desenvolveu vários acordos de licença de código aberto.

Um diagrama para entender a diferença entre acordos de licença open source, licenças open source GPL, BSD, MIT, Mozilla, Apache e LGPL



2. Definição de acordo de licença open source

Uma licença de código aberto é um tipo de licença para softwares de computador e outros produtos que permite que código-fonte, projetos ou projetos sejam usados, modificados e/ou compartilhados sob termos e condições determinados. Permitir que usuários finais e empresas comerciais revisem e modifiquem código-fonte, plantas ou projetos para atender às suas próprias necessidades de personalização, curiosidade ou solução de problemas. Software licenciado de código aberto está disponível principalmente gratuitamente, mas não precisa ser. Uma licença que permite apenas redistribuições ou modificações não comerciais do código-fonte para uso pessoal geralmente não é considerada uma licença de código aberto. No entanto, licenças de código aberto podem ter algumas restrições, especialmente em relação à expressão da fonte do software, como exigir que o aviso de direitos autorais seja mantido no nome e código do autor, ou exigir a redistribuição de software licenciado apenas sob a mesma licença (como na licença Copyleft). Um conjunto popular de licenças de software de código aberto são licenças aprovadas pelo Programa de Código Aberto (OSI) com base em sua Definição de Código Aberto (OSD).

3. Acordos de licença open source comumente usados

  • Licença GPL
  • Contrato de Licença LGPL
  • Contrato de Licença MPL
  • Contrato de Licença Apache
  • Contrato de Licença BSD
  • Contrato de Licença do MIT

GNU GPL (Licença Pública Geral da GNU):Desde que o software contenha um produto ou código que esteja em conformidade com a licença GPL, o software também deve estar em conformidade com a licença GPL e ser de código aberto e livre, portanto essa licença não é adequada para software comercial. A quantidade de software de código aberto que segue esse protocolo é extremamente grande, e a maioria dos softwares de código aberto, incluindo sistemas Linux, é baseada nesse protocolo. As quatro maiores características da licença open source GPL são as seguintes.

Liberdade de reprodução:Copiar o software para qualquer computador é permitido e não há limite para o número de cópias.

Liberdade de Comunicação:Permite que softwares sejam disseminados em várias formas.

Comunicação Paga:O software pode ser vendido em vários meios, mas o comprador deve ser informado antecipadamente de que o software está disponível gratuitamente; Portanto, de modo geral, o software de código aberto é lucrativo ao fornecer serviços pagos aos usuários.

Liberdade de modificação:Desenvolvedores podem adicionar ou remover recursos do software, mas o software ainda deve ser licenciado sob a licença GPL.



Acordo de licença BSD (Berkeley Software Distribution): O Usuário pode usar, modificar e republicar o Software sob esta Licença, e pode publicar e vender o Software como software comercial, desde que as seguintes três condições sejam atendidas.

1: Se o software republicado contiver código-fonte, o código-fonte deve continuar em conformidade com a licença BSD.

2: Se houver apenas programas binários no software republicado, você precisa declarar na documentação relevante ou no arquivo de direitos autorais que o código original segue a licença BSD.

3: Não é permitido usar o nome do software original, o nome do autor ou o nome da organização para marketing.



Contrato de licença Apache Versão da Licença: Embora forneça licenças de direitos autorais e patentes para desenvolvedores, os usuários têm a liberdade de modificar e republicar código. Este acordo de licença é aplicável a softwares comerciais, e os atuais projetos populares Hadoop, Apache HTTP Server, MongoDB e outros são baseados neste acordo de licença, e os desenvolvedores de programas devem cumprir rigorosamente as seguintes quatro condições ao desenvolver software que siga este acordo.

1: O software e seus derivados devem continuar a usar o acordo de licença do Apache.

2: Se o código-fonte do programa foi modificado, ele precisa ser declarado na documentação.

3: Se o software for escrito com base no código-fonte de terceiros, é necessário manter o acordo original de código, marca registrada, aviso de patente e outras informações de conteúdo declaradas pelo autor original.

4: Se houver um arquivo de declaração no software republicado, o acordo de licença Apache e outros acordos de licença devem ser marcados neste arquivo.



Acordo de licença MPL (Mozilla Public License, Mozilla Public License): Comparado à licença GPL, a MPL dá mais atenção ao equilíbrio entre os requisitos do código-fonte e a receita dos desenvolvedores.

Acordo de licença do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)Uma das licenças de código aberto menos restritivas disponíveis, desde que o desenvolvedor do programa mantenha as informações de licença do autor original no código-fonte modificado, geralmente é usado em softwares comerciais.

Com um entendimento básico dos principais protocolos open source, os protocolos principais acima podem ser divididos nas seguintes ordens de rigor:

GPL > LGPL > MPL > Apache > BSD > MIT

Aqui vai um breve resumo de uma tabela:



Recursos:O login do hiperlink está visível.






Anterior:Tutorial em tela cheia do Angular 7 Div (mapa)
Próximo:O GitHub adiciona uma licença de código aberto aos seus projetos
Publicado em 21/05/2019 13:35:10 |
Promova minha reputação e prestígio, e tudo fica indestrutível
Publicado em 09/07/2019 17:59:49 |
Liberdade de comunicação
Publicado em 17/07/2019 13:35:29 |
Obrigado por compartilhar, aprender...
Disclaimer:
Todo software, material de programação ou artigos publicados pela Code Farmer Network são apenas para fins de aprendizado e pesquisa; O conteúdo acima não deve ser usado para fins comerciais ou ilegais, caso contrário, os usuários terão todas as consequências. As informações deste site vêm da Internet, e disputas de direitos autorais não têm nada a ver com este site. Você deve deletar completamente o conteúdo acima do seu computador em até 24 horas após o download. Se você gosta do programa, por favor, apoie um software genuíno, compre o registro e obtenha serviços genuínos melhores. Se houver qualquer infração, por favor, entre em contato conosco por e-mail.

Mail To:help@itsvse.com