Este artigo é um artigo espelhado de tradução automática, por favor clique aqui para ir para o artigo original.

Vista: 6858|Resposta: 0

A Tianhe-2 foi proibida de comprar pessoas de dentro: Os Estados Unidos têm inveja do poder de supercomputação da China

[Copiar link]
Publicado em 21/04/2015 08:54:59 | | | |

O Tianhe-2, que ficou em primeiro lugar no mundo entre os 500 melhores supercomputadores por quatro anos consecutivos, enfrentou recentemente problemas com atualizações de sistemas, e o Departamento de Comércio dos EUA impôs um embargo aos chips XEON da Intel que planeja usar para atualizar o poder de computação este ano.

Em 9 de abril, o Departamento de Comércio dos EUA divulgou um relatório decidindo rejeitar o pedido da Intel para vender chips Xeon ao Centro Nacional de Supercomputação de Guangzhou da China para a atualização do sistema Tianhe-2. Quatro centros nacionais de supercomputação, o Centro Nacional de Supercomputação Changsha, o Centro de Guangzhou, o Centro de Tianjin e a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, estão incluídos na lista de controle de exportação.

A razão para o súbito embargo do chip Xeon foi dada pelos Estados Unidos como a explicação de que esses quatro centros de supercomputação chineses estavam envolvidos em atividades que "violavam" interesses de segurança nacional ou política externa dos EUA. Segundo o Wall Street Journal, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu um aviso em 18 de fevereiro deste ano informando que os sistemas Tianhe-2 e anteriores Tianhe-1A, que usavam dois chips de microprocessador Intel, eram "considerados usados para simulação de explosão nuclear."

Os Estados Unidos encontraram desculpas "relacionadas ao nuclear" para embargar chips

"O Sistema Tianhe foi licenciado pelo governo dos EUA quando comprou chips da Intel, e agora se sente ameaçado por vários motivos, então encontra uma desculpa relacionada ao nuclear para encerrar uma atividade comercial normal." Lu Yutong, professor da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Defesa e projetista-chefe do Tianhe-2, disse no fórum especial "O Impacto das Restrições à Venda de Chips na supercomputação do nosso país" realizado pela Sociedade de Computação da China.

Em novembro de 2014, na Conferência Mundial de Supercomputadores realizada em Nova Orleans, EUA, o Tianhe-2 ficou em primeiro lugar no ranking de testes de alto desempenho de supercomputadores oficialmente divulgado pela organização internacional TOP500 pela primeira vez. Anteriormente, no 44º ranking World Supercomputer 500 divulgado pela organização, a Tianhe-2 liderou a lista com velocidade máxima de computação de 549 bilhões de vezes por segundo e velocidade contínua de 339 milhões de vezes por segundo, conquistando os "quatro campeonatos consecutivos".

Relata-se que o Tianhe-2 utiliza 32.000 processadores "Xeon" e 48.000 coprocesadores "XeonPhi". Em um teste no ano passado, o Tianhe-2 atingiu uma velocidade máxima de computação de 549 milhões de vezes por segundo. Este ano, o Tianhe-2 planeja atualizar seu poder de processamento de 55PFLOPS para 100PFLOPS (PFLOPS é a abreviação de peta flops, a velocidade de processamento de 10 para a potência de 15 vezes por segundo).

Lu Yutong afirmou que a rota de realização do sistema Tianhe é atender às necessidades das aplicações gerais de campo como objetivo final, e o embargo que não respeita as regras de negócios terá um impacto negativo na atualização da Tianhe-2, mas do ponto de vista da atualização geral, os benefícios devem superar as desvantagens.

Sobre o embargo de chips nos EUA, Zhang Yunquan, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências, acredita que os quatro campeonatos consecutivos e atualizações do Tianhe-2 são um dos gatilhos do embargo. O desenvolvimento da supercomputação chinesa está entre os três maiores do mundo, ameaçando a posição dos Estados Unidos na supercomputação. Após quase 10 anos de rápido desenvolvimento, a supercomputação chinesa agora tem potencial para competir com os Estados Unidos e o Japão em nível geral.

"Isso é bom, é propício à perda de ilusões, enquanto os chineses perderem suas ilusões, qualquer milagre na Terra pode ser criado." Hu Weiwu, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências e chefe dos processadores da série Loongson, acredita que é necessário se acostumar ao embargo de chips dos EUA, e é normal que as exportações americanas sejam aprovadas, mas desta vez não é aprovado.

Entende-se que os centros de supercomputação domésticos dependem principalmente dos fabricantes de servidores para fornecer chips Xeon e outros similares, e a proibição mais recente significa que eles não podem vender servidores equipados com chips Xeon para esses centros de supercomputação. Um executivo de um fabricante de servidores que pediu anonimato disse à Sina Technology que servidores equipados com chips Xeon são principalmente para empresas e outros clientes, e que a proibição não terá impacto no desempenho da empresa.

O embargo estimulará a industrialização dos chips domésticos

Sobre o impacto do embargo de chips dos EUA na supercomputação chinesa, Zhang Yunquan, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências, disse que a China deveria ser mais ativa no desenvolvimento de seus próprios processadores domésticos de alto desempenho e sistemas de supercomputação.

O Centro Nacional de Supercomputação de Guangzhou emitiu uma declaração em 17 de abril sobre o embargo dos EUA a chips, afirmando que a implementação de restrições à exportação pelo Departamento de Comércio dos EUA estimulará grandemente a industrialização dos chips domésticos do nosso país e a implantação de sistemas de supercomputação domésticos. De acordo com o plano contratual original, a primeira fase do sistema "Tianhe-2" possui 4.096 nós usando o chip "Feiteng 1500", que atualmente tem a maior frequência da China, e o efeito é bom.

Até agora, o contratado concluiu a expansão do conjunto de computação "Tianhe-2" e a atualização do sistema de interconexão de comunicação de alta velocidade. No que diz respeito aos recursos computacionais existentes, o "Tianhe-2" continuará entre os 10 melhores do Top500 por pelo menos os próximos 5 anos, o que pode atender plenamente às necessidades da maioria dos usuários.

"A controlabilidade independente dos chips e softwares básicos faz parte da estratégia nacional, e a Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Defesa tem se esforçado para alcançar controlabilidade independente no desenvolvimento de computadores de alto desempenho." Lu Yutong, professor da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Defesa e projetista-chefe do Tianhe-2, disse que o desenvolvimento de computadores de alto desempenho em nosso país responderá ativamente a vários desafios, e que o objetivo de atualização do sistema Tianhe-2 está dentro de um alcance controlável.

Hu Weiwu, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências e chefe da série de processadores Loongson, acredita que "para mudar a situação atual em que a indústria de TI da China é controlada por outros, é necessário estabelecer um sistema independente e controlável da indústria da informação, caso ele não funcione confiando em uma ou duas tecnologias confiáveis ou em um ou dois produtos." ”

Especialistas pedem ao Estado que promulgue uma lei antiembargo

Para o embargo de chips imposto pelos Estados Unidos, Hu Weiwu, chefe do processador da série Loongson e deputado do Congresso Nacional do Povo, pediu a coordenação com outros deputados para propor legislação anti-embargo, e fabricantes estrangeiros com embargos precisam ser revisados por dez anos após o fim da proibição e não serão vendidos.

"Se fabricantes estrangeiros não forem autorizados a entrar dentro de dez anos após o fim do embargo, isso fará um bom trabalho na mercantilização de chips domésticos de alto desempenho." Na visão de Hu Weiwu, a lei anti-embargo pode permitir que fabricantes nacionais de chips ousem investir em pesquisa e desenvolvimento após o embargo ocorrer, e não permitirá que chips nacionais sejam descartados em vão devido ao fim da proibição para fabricantes estrangeiros embargados.

Coincidentemente, em março deste ano, a Sociedade de Computação da China (CCF) apresentou a "Proposta da Sociedade de Computação da China sobre a Formulação da Lei Antiembargo" ao Comitê de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente da Assembleia Nacional do Povo e ao Escritório de Assuntos Legislativos do Conselho de Estado.

A "Proposta" destaca que os países ocidentais, representados pelos Estados Unidos, perseguem e implementam controles de exportação e embargos sobre bens, serviços e tecnologia da China, o que prejudica gravemente os interesses nacionais do nosso país, os interesses industriais e os direitos e interesses dos consumidores. Especialmente quando o pessoal científico e tecnológico do nosso país desenvolve independentemente equipamentos, tecnologias e softwares sob embargo, os Estados Unidos e outros países frequentemente levantam imediatamente a proibição desses produtos e tecnologias e os despejam sobre nosso país.

A Sociedade de Computação da China recomenda que os departamentos relevantes formulem a "Lei Anti-Embargo" o mais rápido possível e estipulem que, após a pesquisa e desenvolvimento bem-sucedidos de equipamentos, equipamentos e softwares em nosso país, este não importará nem imporá tarifas altas e outras contramedidas, a fim de proteger os interesses nacionais, os interesses da indústria nacional e o entusiasmo dos profissionais científicos e tecnológicos em nosso país.

O desenvolvimento da supercomputação doméstica está na aplicação

"O embargo aos chips dos EUA, para o Sistema Tianhe, pessoalmente acho que não há necessidade de fazer mais interpretações sobre esse assunto, e mais tempo para prestar atenção em como fazer um bom trabalho na aplicação de supercomputadores." Lu Yutong afirmou que os supercomputadores precisam ser aplicados em campos gerais para apoiar a pesquisa científica básica e promover a inovação tecnológica.

Ao mesmo tempo, ela sugeriu que o Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China possa criar um projeto de aplicação de supercomputação, e uma parte fixa do custo será destinada aos principais centros de supercomputação, e todos os candidatos aos projetos da National 863 ou National Natural Science Foundation of China poderão se inscrever gratuitamente quando precisarem usar supercomputação para cálculos e processamentos. Somente por meio desse método o Centro Nacional de Supercomputação poderá ter a oportunidade de desenvolvimento sustentável.

Ao mesmo tempo, Zhang Yunquan, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências, sugeriu a criação de vários centros nacionais de engenharia para software paralelo a fim de coordenar a pesquisa, desenvolvimento, promoção e aplicação de software paralelo em diversas indústrias do país. Os oito centros nacionais de supercomputação estabelecidos devem ser incluídos no escopo de infraestrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, e apoio financeiro contínuo deve ser dado para aproveitar plenamente seus benefícios a longo prazo.

Hu Weiwu, pesquisador do Instituto de Computação da Academia Chinesa de Ciências e chefe dos processadores da série Loongson, acredita que a China precisa de um supercomputador de alto desempenho e bem-estar público, pelo qual o Estado pagará para operar, manter e usar, e permitirá que professores de grandes universidades o utilizem gratuitamente para realizar pesquisas científicas.






Anterior:Japão desenvolve câmeras de ultra alta velocidade
Próximo:System.ArgumentException: 回发或回调参数无效。在配置中使用 < pages enableEven
Disclaimer:
Todo software, material de programação ou artigos publicados pela Code Farmer Network são apenas para fins de aprendizado e pesquisa; O conteúdo acima não deve ser usado para fins comerciais ou ilegais, caso contrário, os usuários terão todas as consequências. As informações deste site vêm da Internet, e disputas de direitos autorais não têm nada a ver com este site. Você deve deletar completamente o conteúdo acima do seu computador em até 24 horas após o download. Se você gosta do programa, por favor, apoie um software genuíno, compre o registro e obtenha serviços genuínos melhores. Se houver qualquer infração, por favor, entre em contato conosco por e-mail.

Mail To:help@itsvse.com