Use 'top-i' para ver quantos processos estão no estado Executando, pode haver gargalo de memória ou I/O no sistema, use free para ver quanto uso de memória do sistema, se swap está muito ocupado, use iostat para ver a carga de I/O... Também existe uma forma de fazer isso ps -ef | ordene -k7 para ordenar os processos por tempo de execução e ver qual processo consome mais tempo de CPU.
top: Parâmetros principais: d: Especifique o intervalo de atualização, contado em segundos. P: Não há atualizações atrasadas. Se o usuário tiver um superusuário, o comando superior será executado com a maior prioridade. c: Exibe o caminho completo e o nome do processo. S: Modo cumulativo, que acumula o tempo de CPU dos subprocessos concluídos ou desaparecidos. s: Modo de segurança. i: Nenhum processo ocioso ou inútil (zumbi) é exibido. n: Exibe o número de atualizações e saídas ao momento da conclusão Parâmetros de exibição: PID (ID do Processo): O número de identificação do processo. USUÁRIO: O nome de usuário da pessoa que é dona do processo. PR: A prioridade do processo. NI: O valor prioritário do processo. VIRT: O valor da memória virtual ocupada pelo processo. RES: O valor físico de memória ocupado pelo processo. SHR: O valor de memória compartilhada usado pelo processo. S: O estado do processo, onde S significa dormindo, R significa em execução, Z significa morto e N significa que o valor de prioridade do processo é negativo. %CPU: O uso da CPU usado pelo processo. %MEM: A porcentagem de memória física e memória total ocupada pelo processo. TEMPO+: O tempo total consumido pela CPU após o início do processo. Comando: O nome do comando de inicialização que o processo inicia, e se essa linha não for exibida, o processo terá uma linha de comando completa. Durante o uso do comando superior, você também pode usar alguns comandos interativos para completar as funções de outros parâmetros. Esses comandos são ativados por meio de atalhos. <空格>: Atualize imediatamente. P: Organizado de acordo com o tamanho do uso da CPU. T: Ordenar de acordo com o tempo e o tempo acumulado. P: Saia do comando superior. m: Alternar para exibir informações de memória. t: Alternar para exibir informações de status do processo e da CPU. c: Alternar para mostrar o nome do comando e a linha de comando completa. M: Ordenar de acordo com a quantidade de memória usada. W: Grava as configurações atuais no arquivo ~/.toprc. Esse é o método recomendado para escrever um perfil de destaque.
Grátis 1. Função O comando free é usado para exibir o uso da memória, e a permissão de uso é para todos os usuários.
2. Formato livre [-b-k-m] [-o] [-s atraso] [-t] [-v]
3. Parâmetros principais -b -k -m: Exibe o uso de memória em bytes (KB, MB), respectivamente. -s delay: Mostra quantos segundos a cada poucos segundos para mostrar o uso de memória. -t: Mostra a soma das colunas de memória. -o: A coluna de ajuste do buffer não está exibida.
Uptime 18:59:15 upload 25 min, 2 usuários, média de carga: 1,23, 1,32, 1,21 O tempo agora O tempo decorrido desde o sistema até o tempo que ele passou O número de usuários conectados O último minuto, cinco e quinze minutos de carga do sistema Parâmetros: -V Exibir informações de versão.
vmstat procs -----------memória---------- ---swap-- -----io---- --sistema-- ----CPU---- r b swpd free buff cache si so bi bo in cs us sy id wa 0 1 24980 10792 8296 47316 5 19 205 52 1161 698 26 3 1 70 1 Observar a atividade do disco A atividade do disco é compreendida principalmente a partir dos seguintes indicadores: bi: Indica o número de blocos lidos por segundo do disco (blocos/s). Quanto maior o número, mais atividade o disco é lido. bo: Representa o número de blocos gravados no disco por segundo (blocos/s). Quanto maior o número, mais atividade está sendo escrita no disco. wa: A proporção de tempo que a CPU espera pela E/S do disco (E/S do disco pendente). Quanto maior o número, mais severa a atividade do sistema de arquivos dificulta a CPU enquanto ela espera que os dados sejam fornecidos por um sistema de disco lento. Um WA de 0 é o ideal. Se wa for frequentemente maior que 10, o sistema de arquivos pode precisar ser ajustado para desempenho. 2. Observar a atividade da CPU VMSTAT reflete melhor o uso da CPU do que o top: EUA: Proporção do tempo que um programa usuário usa a CPU. Quanto maior esse número, mais ocupado será o processo do usuário. sy: A porcentagem de tempo que o sistema chama a CPU. Note que, como o NFS roda no kernel, o tempo de CPU ocupado pelas atividades do NFS é refletido em sy. Se esse número é frequentemente alto, você precisa prestar atenção se um processo kernel, como o NFS, é mais pesado. Se tanto o us quanto o sy forem relativamente grandes ao mesmo tempo, você precisa considerar separar alguns programas de usuário em servidores separados para evitar afetar uns aos outros. id: A porcentagem de tempo em que a CPU fica ociosa. wa: A porcentagem de tempo que a CPU espera por uma entrada de disco pendente.
iostat Usado para contar o uso da CPU e a quantidade de dispositivos tty, discos rígidos e CD-ROMs Parâmetros: -c Mostra apenas linhas de CPU -d Exibe linhas de disco -k Exibe a saída do disco em kilobytes -t inclui um carimbo de data na saída -x inclui métricas de disco estendidas na saída
avg-cpu: %user %nice %sys %iowait %idle 20.25 0.18 2.61 76.39 0.57 %iowait A porcentagem de tempo ocioso da CPU enquanto espera por E/S local percentual de reatividade do tempo ocioso da CPU quando a E/S local não está esperando
Device: tps Blk_read/s Blk_wrtn/s Blk_read Blk_wrtn teve 9,86 284,34 84,48 685407 2036 Transferências por segundo (tps), 512 bytes de leituras em bloco por segundo (Blk_read/s), 512 bytes de gravações em bloco por segundo (Blk_wrtn/s) e 512 bytes total de leituras em bloco (Blk_read) e gravações (Blk_wrtn). Sistema # uname -a # Ver informações do kernel/sistema operacional/CPU # cabeça -n 1 /etc/issue # Verifique a versão do sistema operacional # cat /proc/cpuinfo # Ver informações da CPU # nome do host # Veja o nome do computador #lspci -tv # Listar todos os dispositivos PCI # LSUSB -TV # Liste todos os dispositivos USB #lsmod# Liste os módulos do kernel carregados # env # Olhe para variáveis de ambiente Recursos # free -m # Visualizar uso de memória e swap de área # df -h # Veja o uso de cada partição # du -sh # para ver o tamanho do diretório especificado # grep MemTotal /proc/meminfo # Veja a quantidade total de memória # grep MemFree /proc/meminfo # Verifique a quantidade de memória livre # uptime # Visualizar tempo de execução do sistema, número de usuários, load # cat /proc/loadavg # para ver o sistema carregar Discos e partições # monte | Coluna -t # Para ver o status da partição montada # fdisk -l # Veja todas as partições #swapon -s # Veja todas as partições de troca # hdparm -i /dev/hda # Visualizar parâmetros do disco (apenas dispositivos IDE) # dmesg | grep IDE # Verifique o status da detecção do dispositivo IDE na inicialização Internet #ifconfig # Visualize as propriedades de todas as interfaces de rede #iptables -L # Veja as configurações do firewall # rota -n # Olhe a tabela de roteamento # netstat -lntp # Veja todas as portas de escuta #netstat -antp # para ver todas as conexões estabelecidas #netstat -s # Veja estatísticas de rede Processo # ps -ef # Veja todos os processos # top # Mostrar o status do processo em tempo real utilizador # w # Ver usuários ativos # id # Visualize as informações do usuário especificadas # last # Ver logs de login de usuários # corte -d: -f1 /etc/passwd # Veja todos os usuários no sistema # corte -d: -f1 /etc/grupo # Veja todos os grupos no sistema # crontab -l # para ver as tarefas agendadas do usuário atual Serviço # chkconfig --list # Listar todos os serviços do sistema # chkconfig --list | GREP no # Listas iniciaram todos os serviços de sistema Procedimento #rpm-qa # Veja todos os pacotes instalados |