Recentemente, eu estava trabalhando em um grande projeto concorrente e testei o MySQL 5.5 do InnoDB, que tem um arquivo de instalação inferior a 30M, e o desempenho não é inferior ao do enorme Oracle ou MSSqlServer. Código aberto, não supersticioso em relação ao Linux, acredito que o MySQL será cada vez mais usado no Windows. Compilei um artigo anterior, esperando ser útil para iniciantes.
Ambiente de Instalação: Windows Server 2003 [NTFS de 32 bits] Informações da versão: MySQL 5.5.15 [Endereço de download: http://dev.mysql.com/downloads/ Referências: http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/zh/installing.html
Passo 1: Selecione o tipo de instalação Existem 3 tipos de montagem: Típica (instalação típica), Completa (instalação completa) e Personalizada (instalação personalizada). A instalação típica instala apenas o servidor MySQL, o cliente de linha de comando mysql e as utilidades de linha de comando. Clientes e utilitários de linha de comando incluem mysqldump, myisamchk e várias outras ferramentas para ajudar você a gerenciar seu servidor MySQL. A instalação completa instala todos os componentes contidos no pacote. Os componentes incluídos no pacote totalmente instalado incluem bibliotecas de servidores embarcados, kits de benchmark, scripts de suporte e documentação. A instalação personalizada permite que você tenha controle total sobre os pacotes que deseja instalar e o caminho de instalação.
Passo 2: Personalizar o diálogo de instalação Todos os componentes disponíveis estão listados na visualização em árvore no lado esquerdo do diálogo de instalação personalizada. Componentes desinstalados são indicados por um ícone vermelho em X; Componentes já instalados têm ícones cinza. Para alterar um componente, toque no ícone do componente e selecione uma nova opção na lista suspensa. Você pode clicar em Alterar no lado direito do caminho de instalação... para mudar o caminho padrão de instalação. Após selecionar os componentes de instalação e o caminho de instalação, clique no botão Próximo para acessar a caixa de diálogo de confirmação.
Passo 3:Selecione o tipo de configuração Você pode escolher entre dois tipos de configuração: Configuração Detalhada e Configuração Padrão. A opção de Configuração Padrão é adequada para novos usuários que desejam criar o MySQL rapidamente sem precisar pensar na configuração do servidor. As opções detalhadas de configuração são adequadas para usuários avançados que desejam controle mais detalhado sobre a configuração do servidor. Se você é novo no MySQL e precisa configurar um servidor como uma máquina de desenvolvimento para usuário único, a Configuração Padrão deve atender às suas necessidades. Se você selecionar a opção de Configuração Padrão, o Assistente de Configuração MySQL define automaticamente todas as opções de configuração, excluindo opções de serviço e de segurança. A opção de configuração padrão pode não ser compatível com o sistema no qual o MySQL está instalado. Se você já tem o MySQL instalado no seu sistema e a instalação que deseja configurar, é recomendado selecionar a configuração detalhada.
Passo 4: Selecione o tipo de servidor Existem 3 tipos de servidor para escolher, e qual servidor você escolher influenciará as decisões do Assistente de Configuração MySQL sobre memória, discos rígidos e processos ou uso. · Máquina de Desenvolvedor: Esta opção representa uma estação de trabalho pessoal típica de desktop. Suponha que haja vários aplicativos de desktop rodando na máquina. Configure o servidor MySQL para usar recursos mínimos do sistema. · Máquina Servidor: Esta opção representa um servidor, e um servidor MySQL pode rodar junto com outras aplicações, como FTP, e-mail e servidores web. O servidor MySQL está configurado para usar a proporção apropriada dos recursos do sistema. · Máquina Dedicada de Servidor MySQL: Esta opção representa um servidor que executa apenas serviços MySQL. Suponha que nenhuma outra aplicação esteja rodando. O servidor MySQL está configurado para usar todos os recursos disponíveis do sistema.
Passo 5: Selecione o mecanismo de armazenamento Você pode indicar o processador de tabela usado ao criar a tabela MySQL. Essa opção permite que você escolha se quer usar o motor de armazenamento do InnoDB e qual porcentagem dos recursos do servidor o InnoDB ocupa. · Banco de Dados Multifuncional: Selecione esta opção para usar tanto os motores de armazenamento InnoDB quanto MyISAM e distribuir os recursos de forma uniforme entre os dois motores. Essa opção é recomendada para usuários que usam frequentemente ambos os motores de armazenamento. · Apenas Banco de Dados Transacional: Esta opção utiliza tanto os motores de armazenamento InnoDB quanto MyISAM, mas atribui a maioria dos recursos do servidor ao motor de armazenamento InnoDB. Essa opção é recomendada para usuários que usam principalmente o InnoDB e só usam o MyISAM ocasionalmente. · Banco de Dados Não Transacional Apenas: Esta opção desativa completamente o motor de armazenamento InnoDB e atribui todos os recursos do servidor ao mecanismo de armazenamento MyISAM. Essa opção é recomendada para usuários que não utilizam o InnoDB. Aqui está uma breve introdução: InnoDB e MyISAM são os dois tipos de tabela mais comumente usados para usar MySQL, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, dependendo da aplicação específica. A diferença básica é que o tipo MyISAM não suporta processamento avançado, como o processamento de transações, enquanto o tipo InnoDB suporta. Tabelas do tipo MyISAM enfatizam o desempenho, e têm desempenho várias vezes mais rápido que os tipos de InnoDB, mas não oferecem suporte a transações, enquanto o InnoDB oferece recursos avançados de banco de dados, como suporte a transações e chaves estrangeiras.
Passo 6: Selecione o diretório de armazenamento de arquivos de dados do InnoDB
Passo 7: Defina a configuração do número de conexões simultâneas É importante limitar o número de conexões paralelas criadas para e a partir do servidor MySQL para evitar que o servidor fique sem recursos. · Suporte à Decisão (DSS)/OLAP: Esta opção pode ser selecionada se o servidor não exigir muitas conexões paralelas. Assumindo que um número médio de conexões paralelas seja 20. · Processamento de Transações Online (OLTP): Selecione esta opção se seu servidor exigir muitas conexões paralelas. O número máximo de conexões é definido para 500. · Configuração Manual: Selecione esta opção para definir manualmente o número máximo de conexões paralelas de servidores. Selecione o número de conexões paralelas na caixa suspensa anterior, ou insira o número máximo de conexões na caixa suspensa se o número esperado não estiver listado.
Passo 8: Opções de networking No diálogo Opções de Rede, você pode ativar ou desativar a rede TCP/IP e configurar o número de porta usado para conectar ao servidor MySQL. As redes TCP/IP são ativadas por padrão. Para desativar a rede TCP/IP, desmarque a caixa de seleção ao lado da opção Habilitar Rede TCP/IP. A porta 3306 é usada por padrão. Para obter mais acesso às portas usadas pelo MySQL, selecione um novo número de porta na caixa suspensa ou insira um novo número de porta diretamente na caixa suspensa. Se o número de porta selecionado já estiver ocupado, será solicitado que você confirme o número de porta selecionado.
Passo 9: Selecione o conjunto de caracteres O MySQL Server suporta uma variedade de conjuntos de caracteres, e você pode definir um conjunto padrão de caracteres para todas as tabelas, colunas e bancos de dados. Use a janela de diálogo Conjunto de Caracteres para alterar o conjunto padrão de caracteres do servidor MySQL. · Conjunto de Caracteres Padrão: Selecione esta opção se quiser usar o Latin1 como conjunto padrão de caracteres do servidor. Latin1 é usado em inglês e em muitas línguas da Europa Ocidental. · Melhor Suporte para Multilinguismo: Selecione esta opção se quiser usar UTF8 como conjunto padrão de caracteres do servidor. O UTF8 pode armazenar caracteres de diferentes idiomas como um único conjunto de caracteres. · Seleção Manual do Conjunto de Caracteres/Classificação Padrão: Selecione esta opção se quiser selecionar manualmente o conjunto de caracteres padrão do servidor. Selecione o conjunto de caracteres desejado na lista suspensa.
Passo 10: Configurar o serviço Em plataformas baseadas em Windows NT, você pode instalar o MySQL Server como um serviço. Quando instalado como um serviço, o servidor MySQL pode ser iniciado automaticamente quando o sistema inicia, e até mesmo inicia automaticamente com o Windows quando o serviço falha. Por padrão, o Assistente de Configuração MySQL instala o servidor MySQL como um serviço chamado MySQL. Se você não quiser instalar o serviço, desmarque a caixa ao lado da opção Instalar como Serviço Windows. Você pode mudar o nome do serviço selecionando um novo nome de serviço na caixa suspensa ou inserindo um novo nome de serviço na caixa suspensa. Para instalar o MySQL Server como serviço, mas não automaticamente, não marque a caixa ao lado da opção Iniciar o MySQL Server automaticamente.
Passo 11: Opções de Segurança É altamente recomendado definir uma senha root para seu servidor MySQL, e o Assistente de Configuração MySQL exige que você defina uma senha root por padrão. Se você não quiser definir uma senha root, não marque a caixa ao lado da opção Modificar Configurações de Segurança. Para definir uma senha root, insira a senha desejada nas caixas Nova senha root e Confirmar. Se você quiser reconfigurar um servidor existente, também precisará inserir a senha root existente na caixa da senha root atual. Para evitar login pela rede, desmarque a caixa ao lado da opção Habilitar acesso root a partir de máquinas remotas. Isso melhora a segurança. Para criar uma conta de usuário anônima, marque a caixa ao lado da opção Criar uma Conta Anônima. Criar contas anônimas pode reduzir a segurança do servidor e dificultar o login e a permissão. Portanto, não é recomendado.
OK, finalmente.
|