Este artigo é um artigo espelhado de tradução automática, por favor clique aqui para ir para o artigo original.

Vista: 13224|Resposta: 0

Série de implantação XenServer - Adicionar armazenamento compartilhado

[Copiar link]
Publicado em 27/01/2015 09:49:26 | | | |
Servidor XenServer
OS:XenServer 6.2
Nome do host: xsr01
IP:192.168.0.241/24
Gateway:IP:192.168.0.1/24

NFSServidor
OS:CentOS 6.4
Nome do anfitrião: nfs01
IP:192.168.0.204/24
Gateway:IP:192.168.0.1/24
Executando software: nfs, rpcbind


1. Sobre o armazenamento XenServer

O processo de instalação do XenServer, sem operação de partição, após a conclusão da instalação do sistema, viewDiscoNesse caso, você verá que até mesmo um HD 1T deixa apenas 4G de espaço, e o arquivo do sistema XenServer ocupou 1,9G dele, restando apenas um espaço lamentavelmente pequeno de 2G, e nem mesmo uma imagem do sistema CentOS6.5 pode ser colocada. Se você não consegue colocar o arquivo de imagem ISO, como pode instalar uma máquina virtual? Isso é um problema para iniciantes.

Então, como o XenServer escala o armazenamento? O conceito de repositórios de armazenamento (SR - Repositórios de Armazenamento) é introduzido no XenServer, que é usado para armazenar ISOs ou VIDs. A Citrix recomenda oficialmente o uso de armazenamento compartilhado, que também é a intenção e o objetivo originais do design do XenServer, que é muito diferente do design do produto do VMWare. Atualmente, o XenServer suporta três tipos de armazenamento: FC SAN, ISCSI SAN e NFS, e divide diferentes tipos de LUN de acordo com diferentes tipos de virtualização para atender aos requisitos. Isso envolve servidores de armazenamento, e há exigências para custos de equipamentos.

O texto usa principalmente o NFS como exemplo para explicar como adicionar compartilhamentosarmazenamento。 A implementação específica não é difícil de operar, pois a maioria das operações é realizada na interface gráfica do XenCenter.

Questões de instalação do XenServer foram discutidas no artigo "Histórico de Implantação do XenServer - Instalação e Licenciamento do Sistema" e não serão listados aqui.


2. Construa um servidor NFS

Primeiro, vamos entender brevemente o que é NFS.

NFS é uma abreviação de Network File System, que é um sistema de arquivos de rede. Um protocolo para sistemas de arquivos distribuídos, desenvolvido pela Sun Corporation e publicado em 1984. A função é permitir que diferentes máquinas e diferentes sistemas operacionais compartilhem dados individuais entre si através da rede, e permitir que aplicações acessem dados localizados no disco do servidor através da rede do cliente, que é implementada entre sistemas do tipo UnixDiscoUm método de compartilhamento de arquivos.

O princípio básico do NFS é "Permitir diferençasclientee o servidor compartilha o mesmo sistema de arquivos por meio de um conjunto de RPCs", que é independente do sistema operacional e permite que diferentes hardwares e sistemas operacionais compartilhem arquivos entre si. Ao usar o NFS, usuários e programas podem acessar arquivos no sistema remoto assim como acessariam arquivos locais.

Vamos começar a construir um servidor NFS, o que é uma tarefa fácil para TI que já conhece Linux.

Neste caso, o NFS está localizadoServidorAs informações do sistema são as seguintes:
OS:CentOS versão 6.4 (Final)
IP:192.168.0.204/24
Partições: /boot(500M), /(50G), /home(955G), swap(4G)
Nota: Neste caso, o sistema é uma máquina virtual rodando em outro XenServer, instalado usando o template CentOS 6.4 no XenServer e adota o método padrão de particionamento. Essa abordagem é minimizar a instalação, muitos pacotes de software não são instalados, incluindo o NFS, que precisa ser instalado manualmente, o que é mais problemático.

Nos sistemas Red Hat Linux/CentOS, a instalação do NFS é muito simples, exigindo apenas dois pacotes, e geralmente é instalada como o pacote padrão do sistema.
nfs-utils-*: Inclui comandos e monitores básicos de NFS
rpcbind: Suporta conexões para serviços NFS RPC seguros (Nota: este é um pacote sob CentOS6, portmap no CentOS 5)
A relação entre RPC e NFS pode ser entendida da seguinte forma: NFS é um sistema de arquivos, e RPC é responsável pela transmissão de informações.

Verifique se o NFS está instalado no sistema com o seguinte comando,
# RPM -QA | GREP NFS
# rpm –qa | grep rpcbind

Se não estiver no sistema atualInstalaçãoOs pacotes necessários para o NFS precisam ser instalados manualmente e configurados para começar.
# Delícia instalar rpcbind*
# Yum instalar NFS-utils-*
# Início de serviço RPCBIND
# Início dos NFS de serviço
# chkconfig rpcbind ligado
# chkconfig NFS ligado
Crie pastas ISO e data no diretório /home e compartilhe-as via NFS, que são usadas como imagens do XenServerarmazenamentoArmazéns e armazéns de armazenamento de máquinas virtuais.
# mkdir -p /home/iso
# mkdir -p /home/data
# vi /etc/exports (Nota: as duas linhas seguintes foram editadas)
/home/data *(rw,sync,no_root_squash)
/home/iso *(rw,sync,no_root_squash)
# exportfs –a

Verifique o status de compartilhamento com o comando seguinte e, se o diretório compartilhado estiver listado, o compartilhamento é bem-sucedido.
# showmount -e 192.168.0.204
Lista de exportação para 192.168.0.204:
/home/data *
/home/iso  *

Depois que as configurações de compartilhamento forem concluídas, você precisa abrir a porta relevante no iptables (isso é um pouco complicado) ou fechar o iptables diretamente (esse é o mais fácil), caso contrário a outra parte não poderá acessá-la.


3. Adicionar NFS VHD

emclienteUse o XenCener para conectar o host remoto xsr01. As seguintes operações são realizadas no XenCenter.

Clique com o botão direito no host xsr01, selecione "Novo SR" no menu pop-up, e a caixa de diálogo "Novo Repositório de Armazenamento" aparecerá, e então crie as configurações relevantes nela. Como mostrado na figura abaixo.



Selecione o tipo de VHD NFS.



Defina um nome para o SR, que é o nome padrão.



Preencha o caminho para o diretório compartilhado do NFS. Repare que há um ponto no meio.



Após a adição ser bem-sucedida, você pode ver que um item chamado "armazenamento virtual em disco NFS" foi adicionado sob xsr01, e ele automaticamente se tornará o armazenamento local padrão.
Selecione "NFS virtual disk storage" e, na aba "Geral, Armazenamento, Logs" à direita da interface, você pode ver sua capacidade, conteúdo de armazenamento, logs e outras informações.



Se a adição não for bem-sucedida, aparece a mensagem "O SR não completou a operação. Verifique sua configuração e tente novamente." Verifique o firewall.


4. Adicionar ISO NFS

O processo operacional é semelhante à adição de um VHD NFS, como mostrado na imagem a seguir.







Na aba Armazenamento, você pode ver que o ISO neste momentoarmazenamentoExistem duas imagens ISO disponíveis no repositório.





5. Adicionar ISO CIFS

CIFS, também mencione o conceito. CIFS (Common Internet File System) é um sistema de arquivos de rede lançado pela Microsoft. No Windows OS, o CIFS é integrado ao sistema operacional, não é necessário software adicional, todas as máquinas são peer-to-peer, desempenhando funções duplas, podendo ser Servidor ou Cliente. Em contraste, o NFS exige que o cliente deva:InstalaçãoSoftware dedicado.

O NFS é independente do transporte e pode usar TCP ou UDP; CIFS é um protocolo compartilhado para conexões de rede, que requer alta confiabilidade na transmissão em rede e frequentemente utiliza TCP/IP. O NFS mantém as características do formato de arquivo do unix, como proprietários, grupos, etc.; O CIFS é feito no estilo do Windows OS.

O CIFS não é frequentemente usado em ambientes de produção, mas ainda é comumente utilizado no estágio inicial da implantação do projeto e em algumas operações temporárias. Veja como adicionar um ISO CIFS.

Primeiro de tudo, claro, deve haver um com o Windows OSServidorCompartilhe arquivos para fora.
Neste caso, o sistema operacional onde o CIFS está localizado é o sistema onde o XenCenter está localizado; neste caso, um PC muito comum, as informações são as seguintes:
OS:Windows XP SP3
IP:192.168.0.102/24
Gateway:IP:192.168.0.1/24

Aqui, configure a pasta ISO sob o drive E para compartilhar. Essa é a habilidade básica de TI, então não vou falar muito. Como mostrado na figura. (Observe, neste caso, não existe um ambiente de controle de domínio.) Se o Windows XP estiver conectado ao controle de domínio, as permissões de acesso precisam ser definidas aqui. )



As seguintes operações são realizadas no XenCenter. O processo operacional é semelhante à adição de um VHD NFS, como mostrado na imagem a seguir.





Note que esse caminho é escrito de forma diferente do caminho anterior do NFS. Se o Windows XP estiver conectado ao controle de domínio, você precisa preencher o nome de usuário e a senha que são permitidos para acessar e, claro, também pode usar a conta e senha do administrador local do Windown XP para verificar.






6. Outros

Após a conclusão com sucesso das operações acima, ao criar uma nova máquina virtual, você pode usar a imagem ISO (como o CentOS 6.4) da "biblioteca ISO CIFS" ou "biblioteca ISO NFS" como a nova máquina virtualInstalaçãofonte.



O disco virtual da máquina virtual é armazenado por padrão no repositório de armazenamento de disco virtual do NFS, ou você pode escolher o armazenamento local original "Armazenamento local em xsr01".



No que diz respeito às máquinas independentes, o armazenamento é o mesmo em todos os lugares, mas se houver múltiplos hosts XenServer, pools de recursos e operações de alta disponibilidade como XMotion forem necessárias, as poderosas vantagens do armazenamento compartilhado NFS se refletem.

No local de produção propriamente dito, devido ao usoDispositivos de armazenamento, usando mais frequentemente ISCSI para somararmazenamento, as vantagens são maiores.




Anterior:Citrix lança o XenServer 6.5
Próximo:Sistema CentOS 6.5 com máquina virtual Xen 4.1.2
Disclaimer:
Todo software, material de programação ou artigos publicados pela Code Farmer Network são apenas para fins de aprendizado e pesquisa; O conteúdo acima não deve ser usado para fins comerciais ou ilegais, caso contrário, os usuários terão todas as consequências. As informações deste site vêm da Internet, e disputas de direitos autorais não têm nada a ver com este site. Você deve deletar completamente o conteúdo acima do seu computador em até 24 horas após o download. Se você gosta do programa, por favor, apoie um software genuíno, compre o registro e obtenha serviços genuínos melhores. Se houver qualquer infração, por favor, entre em contato conosco por e-mail.

Mail To:help@itsvse.com