CentOS Linux 7 Fim de Vida:30 de junho de 2024。
Devido às diferenças entre o CentOS Stream e o modelo de distribuição CentOS Linux, não é recomendado reutilizar o CentOS Stream em um ambiente de produção. O CentOS Stream é muito diferente do CentOS Linux 7/8 em sua natureza, e adicionará novos recursos experimentais que podem ser considerados cobaias do RHEL; Isso contraria a afirmação original do CentOS Linux de "confiabilidade estável e confiável comparável ao RHEL"; em outras palavras, se você prefere a estabilidade e confiabilidade do RedHat Enterprise Linux, não haverá mais opções gratuitas para o CentOS no futuro, e você só poderá usar o RHEL mediante pagamento.
Rocky Linux
Rocky Linux é um fork do CentOS, que está a jusante do Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Assim como o CentOS, ele oferece uma versão estável do Linux perfeita para servidores. Ele foi projetado para ser um substituto totalmente compatível para o CentOS.
Site Oficial:O login do hiperlink está visível.
Em 8 de dezembro de 2020, a Red Hat anunciou que descontinuaria o desenvolvimento do CentOS, uma versão downstream pronta para produção do Red Hat Enterprise Linux, em favor de uma variante atualizada do sistema operacional chamada "CentOS Stream". Em resposta, Gregory Kurtzer, o fundador original do CentOS, publicou um comentário no site do CentOS anunciando que lançaria outro projeto para alcançar os objetivos originais do CentOS. Seu nome foi escolhido em homenagem a Rocky McGaugh, o cofundador inicial do CentOS. Desde 12 de dezembro, o repositório de código do Rocky Linux se tornou o repositório mais popular no GitHub.
AlmaLinux
AlmaLinux é um projeto de código aberto, impulsionado pela comunidade, que visa preencher a lacuna deixada pelo fim da versão estável do CentOS. AlmaLinux é um fork binário compatível 1:1 do RHEL 8, criado pelos experientes criadores do CloudLinux OS.
Site Oficial:O login do hiperlink está visível.
|