VDI, o nome completo de Infraestrutura Virtual de Desktop, está rapidamente se tornando uma palavra em alta e é uma das tecnologias de desktop em nuvem.
A infraestrutura de desktop virtual (VDI) é uma carga de trabalho crítica para os negócios implantada por muitas grandes empresas. Ele ajuda a entregar desktops aos funcionários de forma mais eficiente, sem precisar configurar e manter estações físicas para cada funcionário. Neste artigo, vou comparar duas soluções VDI on-premises líderes: VMware Horizon e Citrix Virtual Apps and Desktops.
O que é VMware Horizon?
O VMware Horizon oferece recursos de Infraestrutura Virtual de Desktop (VDI) que permitem entregar e gerenciar remotamente desktops e aplicativos virtuais. Você pode hospedar e gerenciar seus desktops e aplicações em data centers on-premises, na nuvem e em ambientes híbridos ou multi-cloud.
Aqui estão algumas funcionalidades principais do VMware Horizon:
- Gerenciamento simples e automatizado de desktop e aplicações – permite que você crie e entregue rapidamente desktops e aplicações virtualizadas sob demanda.
- Plano de controle seguro e centralizado – Você pode definir recursos para cada local e perfil e entregar desktops de forma segura aos usuários finais usando um único plano de controle. Os dados podem ser armazenados de forma segura de acordo com os requisitos de conformidade.
- Experiência do usuário flexível e consistente – Desktops virtuais podem ser acessados a partir de diversos locais, redes e dispositivos. Os usuários finais podem usar seus desktops pessoais, dispositivos de propriedade pessoal (como laptops), dispositivos thin client (como tablets e smartphones) ou aplicativos publicados via RDSH remoto localizados em laptops da empresa.
O que é Citrix Virtual Apps and Desktops?
Citrix Virtual Apps and Desktops é uma solução de virtualização que permite aos usuários acessar desktops a partir de qualquer dispositivo ou sistema operacional, incluindo dispositivos pessoais e móveis, ao mesmo tempo em que suporta o controle de TI sobre máquinas virtuais, aplicativos e segurança.
Principais recursos dos Aplicativos e Desktops Virtuais do Citrix incluem:
- Instalação, configuração, atualizações e monitoramento totalmente gerenciados enquanto os clientes mantêm controle total sobre aplicações, políticas e políticas de usuário.
- O Citrix Cloud Connector fornece um canal de comunicação entre o Citrix Cloud e a localização de recursos, que é o site gerenciado pela sua organização e fornece aplicativos e desktops aos usuários. O plano de controle do Citrix conecta aos seus recursos locais sem configurações complexas de rede ou infraestrutura, como túneis VPN e IPsec.
- O Citrix Managed Azure facilita a implantação de aplicações virtuais e desktops na nuvem pública. A Citrix gerencia a infraestrutura usada para entregar cargas de trabalho na nuvem Azure. estePode ser usado para estender recursos on-premises para a nuvem, permitindo implantações híbridas。
Citrix vs VMware: Qual escolher
Vamos comparar o VMware Horizon e o Citrix em vários aspectos importantes para implantações de VDI em empresas.
Procedimentos administrativos
O Citrix suporta uma variedade de opções de hospedagem, enquantoO VMware suporta apenas seu próprio hipervisor, o ESXi。 Isso reduz a flexibilidade, mas também é uma vantagem porque o ESXi é o principal hipervisor de nível corporativo do setor.
Corretores de serviços
Em uma implantação VDI, o agente de serviço aceita conexões de usuários e as combina com desktops ou aplicativos virtualizados elegíveis. O serviço proxy básico é o mesmo para Citrix e VMware. Além das funções básicas:
- A Citrix oferece o Citrix Director, que oferece gerenciamento baseado na web para tarefas de help desk e nível administrativo. Ele fornece métricas de saúde ambiental e ferramentas convenientes de solução de problemas para diagnosticar e gerenciar sessões de usuários. Você também pode usá-lo para otimizar a utilização de recursos em máquinas VDI.
- A Horizon oferece o Helpdesk Utility e o vRealize for View, que também são ferramentas poderosas de gerenciamento, mas que possuem apenas funcionalidades básicas em comparação com os produtos Citrix.
abastecimento
A Citrix oferece o Serviço de Criação de Máquinas (MCS), enquanto a VMware oferece o Linked Clone, ambos permitindo a criação de desktops virtuais a partir da imagem base.
A principal diferença entre eles é que a Citrix oferece Serviços de Provisionamento (PVS), uma tecnologia de streaming que entrega automaticamente patches e atualizações para desktops virtuais por meio de imagens compartilhadas. A VMware oferece clonagem instantânea para criar rapidamente pools de desktop usando a tecnologia vmFork. A principal diferença é que o PVS fornece atualizações pela rede, enquanto clones instantâneos comprometem recursos diretamente para o armazenamento.
Interface de administrador
A Citrix oferece o Storefront, uma interface de gerenciamento poderosa que dá aos administradores controle preciso sobre a experiência do usuário na área de trabalho. No entanto, o View Connections é menos conveniente de configurar e depende de arquivos de configuração. O VMware oferece o Horizon Administrator, que permite configurar servidores conectados e gerenciar desktops e aplicativos, mas tem um nível menor de granularidade em comparação com o Citrix.
Conecte-se ao gateway
A Citrix oferece o Citrix Gateway, que é uma solução muito poderosa, mas que requer licenças adicionais e pessoal dedicado para gerenciar. Ele é baseado no NetScaler, que requer expertise em redes para gerenciar. O VMware Security Server é menos abrangente em seus recursos, mas é muito fácil para iniciantes. Você pode importar seu dispositivo e implantar o UAG com apenas alguns cliques na interface do assistente.
Citrix ou VMware?
Citrix e VMware são ambos players veteranos no espaço VDI. Cada solução tem sua própria proposta de valor única:
- Com foco em estabilidade e confiabilidade, o VMware é uma solução simplificada e mais amigável ao usuário, oferecendo recursos de gerenciamento e comunicação menos avançados.
- O Citrix é o claro vencedor em termos de recursos e opções de gerenciamento, além de oferecer uma melhor experiência ao usuário graças às opções de personalização no ambiente desktop. No entanto, também é mais complexo de implantar e mais caro de manter a longo prazo.
No fim das contas, a melhor escolha dependerá da sua estratégia e objetivos. Considere sua necessidade de recursos avançados, o custo total de propriedade de cada solução e a expertise técnica dos seus funcionários. Como sempre, projetos piloto são realizados para determinar requisitos técnicos e receber feedback dos usuários finais antes de uma implantação completa.
|