Hoje em dia, há muitas perguntas sobre as soluções de virtualização da VMware. A VMware é, sem dúvida, a principal fornecedora de soluções de virtualização da indústria. Quando as pessoas começam com a plataforma de virtualização da VMware, muitas vezes ficam confusas ao aprender sobre o VMware vSphere e seus componentes. Então, hoje vou fazer uma introdução completa sobre eles aqui. É difícil entender os principais componentes do vSphere. É necessário entender as diferenças entre vSphere, ESXi e vCenter. Para saber mais sobre vSphere, você pode instalar um vSphere na estação de trabalho VMware.
A VMware Inc. desenvolveu diversos conjuntos de produtos, especialmente na área de fornecimento de diferentes soluções de virtualização. Inclui muitos produtos em nuvem, data center e desktops.
vSphere é uma suíte de software que faz parte da oferta de data center. O vSphere tem muitos produtos como Office, Excel, etc. O vSphere também inclui muitos componentes de software, como vCenter, ESXi, cliente vSphere, etc. Então, a coleção desses softwares é chamada vSphere. vSphere não é um software que você pode instalar e usar, é simplesmente uma coleção de suítes de software.
ESXi, cliente vSphere e vCenter são todos partes do vSphere. O servidor ESXi é a parte mais importante, ESXi é um servidor de virtualização. Ele é um hipervisor tipo 1. Todas as máquinas virtuais ou sistemas operacionais convidados são instalados no servidor ESXi, e você também pode precisar de outras partes do vSphere - cliente vSphere ou vCenter. Administradores podem se conectar aos servidores ESXi através do cliente vSphere para acessar ou gerenciar máquinas virtuais. O cliente vSphere é usado para conectar o ESXi da máquina cliente para realizar tarefas. Então, a questão agora é: o que é o vCenter? Por que precisamos dele? Podemos clonar completamente máquinas virtuais pelo cliente vSphere sem a necessidade de um servidor vCenter. O servidor vCenter é semelhante ao cliente vSphere, mas é um servidor com recursos mais poderosos. O servidor vCenter pode ser instalado no Linux ou Windows. O servidor VMware vCenter é uma aplicação de gerenciamento centralizada que gerencia máquinas virtuais e servidores ESXi. O cliente vSphere pode gerenciar múltiplos servidores ESXi acessando o servidor vCenter. O servidor vCenter possui muitos recursos de nível empresarial, como vMotion, VMware High Availability, VMware Update Manager e VMware Distributed Resource Caller (DRS). Por exemplo, você pode facilmente usar o vCenter Server para clonar uma máquina virtual existente. Portanto, o vCenter é uma parte importante do conjunto vSphere. Você deve comprar uma licença separada para o vCenter.
O esquema acima mostra o conjunto vSphere de forma mais vívida. vSphere é um conjunto de produtos, e ESXi é um gerenciador instalado em uma máquina física. O vSphere Client é instalado em um laptop ou PC desktop para acessar o servidor ESXi para criação e gerenciamento de máquinas virtuais. O servidor vCenter é instalado sobre o ESXi como uma máquina virtual. Servidores vCenter também podem ser instalados em diferentes servidores físicos independentes, mas por que não a virtualização? Quando você tem múltiplos servidores ESXi e dezenas de máquinas virtuais, servidores vCenter são mais usados. Em ambientes pequenos, o cliente vSphere geralmente é usado para conectar diretamente ao servidor ESXi.
Endereço original:O login do hiperlink está visível.
|