Exibe informações que podem ser usadas para diagnosticar a infraestrutura do Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Antes de usar essa ferramenta, você deve estar familiarizado com o funcionamento do DNS. Você só pode usar a ferramenta de linha de comando nslookup se tiver o protocolo TCP/IP instalado.
A ferramenta de linha de comando do Nslookup possui dois modos: interativo e não interativo.
Se você só precisar encontrar um dado, recomendamos usar o modo não interativo. Para o primeiro parâmetro, digite o nome ou endereço IP do computador que você está procurando. Para o segundo parâmetro, digite o nome ou endereço IP do servidor de nomes DNS. Se o segundo parâmetro for omitido, o nslookup usará os servidores de nomes DNS padrão.
Documentação Microsoft:O login do hiperlink está visível.
Parâmetros de comando interativos
Comando: (Identificador é maiúsculo, [] é opcional) NOME - Imprime informações sobre o NOME do host/domínio que usa o servidor padrão NAME1 NAME2 - Igual ao anterior, mas com NAME2 como servidor ajuda ou ? - Imprimir informações sobre comandos comuns definir OPTION - Definir as opções todos - Opções de impressão, servidor atual e host [no]debug - imprime informações de debug [no]d2 - Imprime informações detalhadas de depuração [no]defname - Adiciona o nome de domínio a cada consulta [no]recurse - Uma resposta recursiva à consulta [no]search - Pesquise na lista usando o domínio [no]vc - Sempre use circuitos virtuais domínio=NOME - Defina o nome de domínio padrão para NOME srchlist=N1[/N2/.../N6] - Defina o domínio para N1 e a lista de busca para N1, N2, etc root=NAME - Defina o servidor root para NAME retry=X - Defina o número de tentativas para X timeout=X - Defina o intervalo inicial de timeout para X segundos type=X - Defina o tipo de consulta (ex., A, AAAA, A+AAAA, ANY, CNAME, MX, NS, PTR, SOA e SRV) querytype=X - Igual ao type class=X - Conjunta classes de consulta (por exemplo, IN (Internet) e QUALQUER) [no]msxfr - Use teletransporte rápido de área MS ixfrver=X - A versão atual usada para solicitações de entrega IXFR NOME do servidor - Defina o servidor padrão para NOME, usando o servidor padrão atual lserver NAME - Defina o servidor padrão para NAME, usando o servidor inicial raiz - Defina o servidor padrão atual como servidor raiz ls [opt] DOMÍNIO [> ARQUIVO] - Lista os endereços no DOMÍNIO (opcional: saída para ARQUIVO) -a - Lista o nome canônico e os apelidos -d - Lista todos os registros -t TYPE - Lista um dado tipo de registro RFC (ex.: A, CNAME, MX, NS e PTR, etc.) registro view FILE - ordena os arquivos de saída dos 'ls' e usa pg para visualizá-los Procedimento de saída - saída
Consultar o registro ns usando um servidor DNS diferente
(Nota: Porque acabei de fazer.)A resolução de nuvem do Alibaba Cloud foi substituída por DNSPodAlguns servidores de nós DNS possuem caches, e todos os nós DNS não foram totalmente atualizados, resultando em registros NS diferentes consultados de diferentes servidores DNS. )
Lista de registros detalhados
O comando é o seguinte:
Consultar o registro txt
O comando é o seguinte:
Com muitas opções avançadas para testar resolução de nomes e modos de depuração detalhados para solução avançada de problemas, dominar o programa é importante para engenheiros/administradores de sistemas e redes que gerenciam serviços DNS dentro de sua organização.
|