Diferenças entre desenvolvimento, testes e QA, entre outros
Acho que essa metáfora é relativamente nova e interessante, então a revirei.
Recentemente, alguns colegas do departamento têm feito essa pergunta, e acho que ainda há muitas pessoas que não têm muita clareza sobre o posicionamento desses três papéis, então vou falar sobre meu entendimento pessoal desses três papéis.
Existem definições suficientes desses três papéis na Internet, então não vou entrar em detalhes aqui. Deixe-me dar um exemplo.
Assumindo que o processo de colocar um produto no mercado é equivalente ao processo de aprovação do exame para estudantes, então, neste processo:
Desenvolvedores são estudantes que fazem provas.
O avaliador é o professor que muda a prova do teste.
O pessoal de QA é conselheiro.
O produto é feito pelo desenvolvedor, se pode ser usado no mercado, se passa no exame, o fator decisivo ainda é o desenvolvimento.
O desenvolvedor enviou os resultados, e os alunos completaram o teste, eles passaram? É necessário que os avaliadores analisem e julguem o teste.
O orientador não tem experiência em disciplinas específicas, mas pede para os desenvolvedores revisarem primeiro, depois fazerem perguntas simuladas e, por fim, fazerem a prova. Ele não se importa se você assiste "Dragon Babu" ou "Linear Algebra" durante a revisão, desde que ele supervisione sua revisão, isso é suficiente. Porque ele sabia que, se não revisasse o exame diretamente, basicamente reprovaria. É melhor revisar do que não revisar nada.
Ok, os exemplos acabaram, voltando aos três personagens.
Desenvolvimento é o processo de implementação. Testes e QA são um processo de garantia de qualidade.
Testes, assim como o desenvolvimento, são uma atividade puramente técnica, que eu chamo de controle de resultados. QA não envolve tecnologias específicas, que eu chamo de controle de processos.
Como curiosidade, melhorar a qualidade dos produtos e até mesmo a competitividade central das empresas por meio da reforma da estrutura organizacional, dos processos de negócios e até das ferramentas de TI é o entendimento da maioria das empresas. Depois que a IBM vendeu o PC para a Lenovo, passou a depender disso para ganhar dinheiro, e ganhou muito dinheiro.
Sou um testador, então vamos falar sobre a direção de desenvolvimento dos testes no exemplo acima.
Como o teste é uma mudança no exame, qual habilidade é a mais importante?
Claro, é o nível do exame.
Análise de requisitos de teste e design de casos de teste são habilidades que todo testador deve aprimorar continuamente em seu trabalho. |