1. Um cavalheiro justo e um vilão. ——"Livro de Jin: A Biografia de Fu Deng" A moralidade pode mover um cavalheiro, e interesses podem mover um vilão.
Um cavalheiro entende a retidão, enquanto uma pessoa mesquinha entende o lucro. Pessoas diferentes têm personalidades e exigências diferentes. Diga ao cavalheiro para conhecer a justiça, e para o vilão para tentar com interessos. Trate pessoas diferentes com métodos diferentes.
2. Se for muito rígido, quebrará e não haverá discípulo. ——"Livro de Jin, Página Zhou Yi" Se for muito reto, vai quebrar, e se for extremamente criterioso, não terá amigos. Quando algo perde sua proporção, vai para o lado oposto.
3. Inveje os peixes no abismo, é melhor recuar e fazer uma rede. ——"Livro de Han: A Biografia de Dong Zhongshu" De pé perto da piscina profunda, esperando colocar os peixes para dentro, é melhor ir para casa e fazer uma rede. Apenas falar e não praticar truques falsos, não importa o quão boa seja a ideia, é melhor agir de forma prática.
4. Um homem sábio pensa mil vezes e deve cometer um erro; Tolos pensam mil vezes, mas deve haver um ganho. ——"Registros Históricos: A Biografia do Marquês de Huaiyin" Não importa o quão inteligente seja uma pessoa, há momentos em que ela comete erros; Não importa o quão uma pessoa seja, há momentos em que ela consegue.
Tudo no mundo tem dois lados, e deve ser dialético, não absoluto.
5. O mundo está agitado, tudo por lucro; O mundo está em turbulência, tudo por lucro. ——"Registros Históricos: Biografia do Colonialismo" O mundo está movimentado e tudo por lucro; O mundo está agitado por lucro.
Pessoas morrem por riqueza, e pássaros morrem por comida. Para a maioria das pessoas, falar sobre interesses abertamente é mais próximo da racionalidade.
6. Os sábios veem o perigo no invisível, e os sábios veem o desastre antes que ele aconteça. ——"Romance dos Três Reinos, Livro de Wei Vinte e Oito, Biografia de Zhong Hui" Os sábios podem prever o perigo antes que ele se forme, e os sábios podem estar cientes do desastre antes que ele ocorra.
Prevenindo o microdesenvolvimento, um verdadeiro homem sábio sempre pode obter uma visão sobre o futuro.
7. O homem sábio abandona suas falhas e aproveita suas forças para alcançar o sucesso. ——"Livro da Dinastia Han Posterior: A Biografia de Wang Fu" Pessoas inteligentes abandonam suas fraquezas e aproveitam seus pontos fortes para ter sucesso.
São as limitações que determinam quanta água um barril armazena, mas são os longboards que determinam as conquistas de uma pessoa. Portanto, em vez de aprender com os pontos fortes e compensar as fraquezas, é melhor aproveitar os pontos fortes e evitar as fraquezas.
8. Um cavalheiro se mantém sozinho, embora tenha cem feitos, sinceridade e piedade filial são as primeiras. ——"Livro dos Sui: Crônica do Imperador Wen" Embora existam muitos aspectos do caráter que precisam ser cultivados, apenas a sinceridade e a piedade filial são as mais importantes.
9. Alto e perigoso, todo lugar está lotado e transbordando. ——"História do Norte: Biografia das Concubinas" Você deve estar atento ao perigo em uma posição elevada e evitar que ele transborde quando tudo estiver cheio.
O dragão tem arrependimentos, e a situação é extremamente próspera, e inevitavelmente irá se deteriorar.
10. O conhecimento da pobreza não deve ser esquecido, e a esposa do joio não deixará o salão. ——"Livro da Dinastia Han Posterior: Biografia de Song Hong" Todo mundo sabe quantas pessoas estão dispostas a servir carvão na neve?
Amigos e esposas, quando eram pobres, passavam juntos por altos e baixos, e não devem ser abandonados.
11. Não esqueça o passado e seja o professor do futuro. ——"Registros Históricos de Qin Shi Huang Benji" Comer uma trincheira, cultivar uma sabedoria e aprender com o passado podem ser usados como referência no futuro.
12. O celeiro é sólido e conhece etiqueta, e a comida e as roupas são suficientes e conhece honra e desgraça. A base econômica determina a superestrutura.
Quando o depósito está cheio, as pessoas sabem etiqueta; Quando comida e roupas são abundantes, o povo conhece glória e vergonha.
13. Uma mãe amorosa tem um perdedor e uma família rígida não tem escravos. ——"Registros Históricos da Biografia de Li Si" Uma mãe amorosa tem filhos pródigos, e não há servos astutos e ferozes em uma família rígida.
Mimar é prejudicial, ensine a ele a verdade de ser uma pessoa e fazer as coisas, e desenvolver bons hábitos é amor verdadeiro.
14. É impossível enlaçar a fonte, olhar para o fluxo, dobrar a forma e querer que fique reta. ——"Livro da Dinastia Han Posterior: A Biografia de Liu Ban" É impossível esperar que a água clara da nascente flua de uma fonte turva ou que haja uma sombra reta sobre uma forma distorcida.
O peixe começa a apodrecer pela cabeça. Em muitas coisas, precisamos tratar primeiro os sintomas e a causa raiz.
15. Aqueles que seguem a virtude prosperam, e aqueles que vão contra a virtude morrem. ——"Livro de Han: Crônica do Imperador Gao" Aqueles que se conformam à moralidade prosperarão, e os que não se conformarem perecerão.
As pessoas são filhos do céu e da terra, e reverenciar o caminho do céu e da moralidade é o caminho para evitar o desastre.
16. Erros sem mudar são chamados de erros. ——"Livro de Han: A Crônica do Imperador Cheng" Quem não sabe não é punido, e se cometem erros e corrigem, é bom.
Ter faltas sem arrependimento é chamado de culpa.
17. Livros não são bons, mas não custa nada ser bom. ——"Romance dos Três Reinos" A única preocupação com a leitura é que as pessoas não gostam.
Não há problema em ler mais livros.
18. Aqueles que fazem planos de longo prazo não se importam com queixas imediatas, e aqueles que fazem grandes coisas não se importam com meticulosidade. ——"História Ming: A Biografia de Tang He" Pessoas com planos de longo prazo não devem se preocupar com uma reclamação na frente, e quem faz grandes coisas não precisa cuidar de assuntos triviais.
A energia das pessoas é sempre limitada, não faça tudo, apenas foque no que você é bom fazer.
19. O legado é cheio de ouro, não tão bom quanto um clássico. ——"Livro de Han: A Biografia de Wei Xian" Deixando uma cesta cheia de ouro para o filho, é melhor ensiná-lo a ler.
Não importa quanto ouro haja, ele sempre vai acabar um dia, mas ler pode beneficiar as crianças para a vida toda.
20. A porta das bênçãos e da bondade é mais bela que a harmonia, e a primeira causa de problemas é a separação interna. ——"Livro de Han: A Biografia de Liu Yu, Rei de Dongping" Não há melhor caminho para bênçãos e boa vontade do que para a harmonia, e não há desastre e perigo maior do que a separação interna.
Os antigos diziam: Quando o desastre surge da muralha, a fortaleza é destruída por dentro. A unidade interna e a harmonia são a base de uma vida feliz.
21. Milhares de pessoas apontaram, e morreram sem doenças. ——"Livro de Han: A Biografia de Wang Jia" Ele foi acusado e amaldiçoado por todos, e morreria mesmo que não estivesse doente.
Há uma mola de dragão na língua, e não há sangue para matar.
Sob a pressão da opinião pública, uma pessoa pode facilmente ter um colapso psicológico.
22. Aqueles que ensinam pelo exemplo obedecem, e aqueles que ensinam com palavras processam. ——"Livro da Dinastia Han Posterior: A Quinta Biografia" Ensine o povo com suas próprias ações exemplares, e o povo aceitará sua educação; Se você apenas falar e dizer uma coisa e fazer outra, as pessoas não aceitarão sua educação, mas darão origem ao certo e ao errado.
Tao Li é autoexplicativo, e a ação é o melhor professor.
23. O muro é alto e a fundação é baixa, embora seja conquistada, deve ser perdida. ——"Livro da Dinastia Han Posterior: A Biografia de Guo Tai" A muralha imponente, mas sua fundação é muito baixa, e embora uma parede assim seja construída, ela certamente vai desabar.
Seja o que for que faça, deve estabelecer uma base sólida, caso contrário haverá problemas sem fim.
24. Não tenha fome de riqueza, não se preocupe com a pobreza. ——"Livro de Han: A Biografia de Yang Xiong" Não se preocupe e lamente pela pobreza, e não busque riqueza com pressa.
Só removendo os desejos utilitaristas que unem a alma você pode realmente desfrutar da tranquilidade, liberdade e liberdade da vida.
|