Lojas WP8.1 precisam de aplicativos de alta qualidade, não apenas quantidade Na semana passada, a Microsoft anunciou oficialmente o número total de aplicativos na Windows Phone Store e na Windows Store, e o número total de aplicativos nas duas lojas chegou a 525.000. Para a Microsoft, que está alcançando o ecossistema móvel, é um evento feliz que vale a pena celebrar, e o ecossistema cada vez mais rico de aplicações do Windows também pode ajudar o Windows e o Windows Phone a crescerem mais rapidamente. No entanto, após o anúncio desse número, alguns amigos desenvolvedores riram e disseram que, em alguns dias, esse número aumentaria em dezenas de milhares.
Pode parecer um pouco inexplicável, e essa declaração vem de uma campanha de desenvolvimento de aplicativos que a Microsoft iniciou oficialmente há pouco tempo.
A atividade oficial de desenvolvimento da Microsoft na China, chamada "Programa de Incentivo para Desenvolvedores", incentiva desenvolvedores que já estão desenvolvendo aplicativos para plataformas Windows e Windows Phone a atualizarem seus próprios aplicativos e usarem a mente para desenvolver mais novos aplicativos, trocando pontos por presentes. Ao mesmo tempo, por meio dessa atividade, também espero que mais pessoas interessadas em Windows Phone e desenvolvimento de aplicações para plataformas Windows participem e adquiram conhecimentos relevantes de desenvolvimento.
Essa atividade é muito interessante para avaliar a contribuição dos desenvolvedores por meio de pontos, através dos quais podem resgatar presentes como o Lumia 930, além de criar um curso de aprendizado e desenvolvimento muito atencioso para iniciantes ganharem pontos. Pelo menos do ponto de vista do propósito e ponto de partida do evento, essa atividade é um bom estímulo para o ecossistema de aplicações Microsoft existente, especialmente agora que no círculo de desenvolvimento chinês, há muitos desenvolvedores que querem obter melhores recursos de desenvolvimento. O evento começou em 1º de novembro e também foi "calorosamente recebido" pelos desenvolvedores. Mas o lado ruim também é ruim na definição "íntima" das regras do evento: por meio do cálculo dos pontos, as regras da atividade são facilmente distorcidas e usadas. Infelizmente, o que vemos na Windows Phone Store é uma história diferente:
Tomando como exemplo um desenvolvedor chamado "XX Team", um total de cerca de 100 apps foram atualizados e enviados nos 15 dias de 1º a 15 de novembro, e a página de busca da loja de aplicativos sozinha não pôde ser classificada em duas páginas. E esse comportamento está alinhado com as regras do evento, desde que a aplicação seja publicada e atualizada, você pode obter pontos correspondentes durante o evento. De acordo com o método oficial de cálculo de pontos, essas 100 aplicações também têm 100×1000 = 100000 pontos, e um Lumia não está rodando. Claro, este é apenas um exemplo, ou o desenvolvedor está atualizando durante esse período. Na verdade, mesmo sem essa concorrência, essa situação é generalizada na Windows Phone Store. No entanto, é preciso admitir que é muito fácil encontrar brechas nessa atividade para buscar benefícios de curto prazo. A Windows Phone Store recebeu aplicativos sem experiência do usuário, e o número aumentou em pouco tempo, mas a qualidade foi diminuindo cada vez mais.
Você pode dizer que também há um grande número de aplicativos de zumbi nos ecossistemas Android e iOS, e mais de 80% dos apps nunca foram baixados ou sequer descobertos. É verdade que isso é verdade, mas esses dois ecossistemas já passaram da era dos ovos e das galinhas, e mesmo que o ambiente competitivo seja difícil, ainda há inúmeros desenvolvedores dispostos a pagar por isso, porque veem a esperança de renda e esperam que um dia seus aplicativos se tornem tão populares quanto o Flappy Bird da noite para o dia. Por outro lado, no ecossistema do Windows Phone, excelentes aplicativos carecem de bons recursos de promoção, muito menos desenvolvedores que são novos no ecossistema. A loja de aplicativos é a melhor explicação para o efeito de cauda longa, e o sucesso da quebra não significa que ela possa alcançar um desempenho excelente a longo prazo. Não criticamos o certo e errado da Microsoft no processo de promoção da App Store, mas, como consumidores, damos mais atenção à remoção de conteúdo inferior na fase final do efeito long-tail, para que possamos ficar com aplicativos que realmente valem a pena escolher e comprar. Cumprir a lei da sobrevivência do mais apto é a ecologia normal de uma loja de aplicativos, e introduzir mais competidores nessa batalha pela sobrevivência é uma forma de promover o ciclo de eliminação, mas introduzir mais jogadores de alta qualidade é a melhor maneira de estimular todos a avançarem. Voltando à competição em si, o ponto de partida da Microsoft está correto, e acredito que a Microsoft também enfrenta algumas dificuldades. Por exemplo, como controlar a qualidade do aplicativo ao enviá-lo para análise na loja de aplicativos, já que é uma loja aberta, você não pode recusar entrar em desenvolvedores juniores. O papel da Microsoft só pode ser orientar, incentivar mais desenvolvedores a se juntarem e desenvolverem aplicativos melhores, além de incentivar todos a aprenderem. Quanto a outros jogadores que usam as regras com "segundas intenções", já que os árbitros têm suas próprias dificuldades, como espectadores, só podemos olhar para frente e ver por quanto tempo os jogadores que correm na frente vão conseguir persistir. |