(1) Serviços Jurídicos Online
Um item indispensável e conveniente para advogados.
(1) Arma mágica da Universidade de Pequim (nem preciso dizer que você e eu entendemos)
(2) Rede de Direito Guoxin China (www.ceilaw.com.cn)
Foi fundado pelo Departamento de Regulamentação e Informação do Departamento de Desenvolvimento de Informação do Centro Nacional de Informação, e é caracterizado por leis e regulamentos relativamente abrangentes e autoritativos.
(3) Rede de Advogados da China (www.acla.org.cn)
Patrocinado pela Associação de Advogados de Toda a China, a família da mãe do nosso advogado.
(2) Site do governo
O processo e os requisitos relacionados ao documento serão escritos na coluna "Guia de Serviço" no site oficial.
(1) Rede de Universidades Nacionais Chinesas (www.npc.gov.cn)
O site é rico em conteúdo e atualizado rapidamente.
(2) Site do governo chinês (www.gov.cn)
Uma plataforma abrangente para publicar informações governamentais e fornecer serviços online.
(3) A Rede do Tribunal Supremo do Povo (www.court.gov.cn)
Entre eles, o conteúdo de leis e regulamentos, documentos de sentença e casos típicos é relativamente rico e possui certo valor de referência.
(4) A Rede da Procuradoria Suprema do Povo (www.spp.gov.cn)
Inclui interpretações judiciais emitidas pela Procuradoria Suprema do Povo, documentos normativos sobre assuntos procuratoriais e regras e regulamentos industriais dos órgãos procuratoriais.
Outros sites importantes do judiciário, sites de ministérios, sites de governos locais, como o site do Ministério da Justiça (www.moj.gov.cn), Ministério do Comércio (www.mofcom.gov.cn); Escritório Estadual de Propriedade Intelectual (www.sipo.gov.cn), a Administração Estadual para Indústria e Comércio (www.saic.gov.cn); Administração Estadual de Tributação (www.chinatax.gov.cn/index.htm); Administração Geral das Alfândegas (www.tax861.gov.cn); Administração Estatal de Câmbio (www.safe.gov.cn); Site do Governo Municipal de Pequim (www.beijing.gov.cn/); Site do Governo Municipal de Xangai (www.shanghai.gov.cnE assim por diante.
(3) Site acadêmico jurídico
Advogados precisam prestar atenção e obter insights sobre as últimas conquistas na academia jurídica para atualizar continuamente seus conhecimentos jurídicos.
(1) Rede de Informação Jurídica da Universidade de Pequim (www.chinalawinfo.com)
O nível editorial é alto e o valor acadêmico é forte.
(2) Rede de Direito Civil e Comercial da China (www.civillaw.com.cn)
A ênfase é dada à pesquisa aprofundada sobre disciplinas jurídicas chave.
(3) Rede de Direito de Litígios da China (www.procedurallaw.cn)
Transmita em tempo hábil e prontamente as informações mais recentes sobre direito processual e pesquisa em direito de provas.
(4) Sites de mídia jurídica
Os advogados precisam entender e acompanhar a dinâmica da lei e dos nós judiciais, além de compreender oportunamente a legislação e o judiciário do país, como Xinhuanet, People's Daily Online, Sina.com, canais de notícias sobre o estado de direito, etc.
(1) Rede dos Tribunais da China (www.chinacourt.org)
A informação judicial mais autoritária, a reportagem de casos mais rápida.
(2) Rede de Justiça (www.jcrb.com)
É um site normativo com informações diversas e frequentemente está entre os principais sites jurídicos.
(5) Site de divulgação de advogados
Por exemplo, a Rede de Direito Civil Chinês (www.cclaw.net), fornecendo um grande número de traduções para o inglês das regulamentações chinesas.
2. Principais publicações jurídicas
(1) Comunicados
Textos padrão de leis, regulamentos, regras, etc.
(1) Comunicado do Comitê Permanente da Assembleia Nacional do Povo
Publica principalmente leis, decisões, resoluções, tratados internacionais e acordos adotados pelo Congresso Nacional do Povo e seu Comitê Permanente, bem como relatórios de trabalho da Suprema Corte, da Suprema Procuradoria e do Conselho de Estado.
(2) Diário Oficial do Conselho de Estado da República Popular da China
O texto padrão dos regulamentos administrativos e regras administrativas adotados pelo Conselho de Estado será publicado, e os documentos administrativos publicados no comunicado terão o mesmo efeito legal que documentos oficiais.
(3) Boletins de departamentos, anúncios e anúncios
De acordo com o diferente escopo da atuação jurídica, os boletins de diferentes departamentos podem ser referenciados, e os seguintes são apenas os nomes principais dos boletins:
Diário do Supremo Tribunal Popular, Diário do Supremo Distrito Popular, Diário da Administração Estadual de Tributação, Diário do Ministério da Segurança Pública da República Popular da China, Proclamação do Ministério das Finanças, Proclamação do Banco Popular da China, Proclamação do Ministério da Construção da República Popular da China, Diário do Ministério do Pessoal da República Popular da China, Diário do Ministério da Saúde da República Popular da China, Diário do Ministério da Educação da República Popular da China, Diário do Ministério da Agricultura da República Popular da China, Diário Oficial da Administração Estadual de Proteção Ambiental, Diário da Administração Estadual de Supervisão da Qualidade Boletim da Administração Nacional de Direitos Autorais, Boletim de Preços da China, Boletim da Comissão Reguladora Bancária da China, Anúncio da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, etc.
Devido ao fato de que as publicações mencionadas foram alteradas para gratuitas ou não solicitadas ao público após 2003, de acordo com as novas regulamentações da Press and Publication Administration, é difícil obter tais textos. Atualmente, algumas publicações cancelaram textos em papel e os substituíram por versões eletrônicas para publicação no site do governo administrado pelo departamento.
(4) Diário Oficial do Comitê Permanente da Assembleia Popular Local e do Diário Oficial do Governo
O número de comunicados e diários do governo do Comitê Permanente da Assembleia Nacional do Povo das 31 províncias, regiões autônomas e municípios diretamente sob o Governo Central do nosso país também é muito grande, e advogados podem lê-los seletivamente de acordo com suas necessidades, e eles não serão listados aqui. No entanto, atualmente, tais comunicados basicamente não são emitidos por assinatura.
(2) Livro de referência jurídica
Os principais tipos incluem dicionários jurídicos, anuários jurídicos, enciclopédias jurídicas, compilações jurídicas, compilações de regulamentos administrativos e regulamentos, regulamentos locais e compilações de regulamentos publicados por ministérios nacionais, congressos populares locais e governos.
Entre eles, os dicionários jurídicos podem ser divididos em dicionários jurídicos abrangentes e dicionários jurídicos temáticos, e os dicionários temáticos gerais são baseados no direito departamental, como dicionários de direito econômico, dicionários de direito civil e comercial, etc. Anuários jurídicos e enciclopédias jurídicas são resumos informativos muito ricos e têm certo valor de referência para os trabalhadores jurídicos. Livros de referência compilação geralmente são publicados por editoras especializadas em direito e são publicados anualmente.
(3) Referência de casos e materiais de aprendizagem
Embora nosso país não seja um país de jurisprudência que siga precedentes, desde outubro de 2005, a Suprema Corte Popular emitiu o "Esboço para a Segunda Reforma Quinquenal dos Tribunais Populares (2004-2008)", que propõe claramente "estabelecer e melhorar o sistema de orientação de casos, dar importância ao papel de orientar casos na unificação dos padrões de aplicação da lei, orientar o trabalho de julgamento dos tribunais inferiores e enriquecer e desenvolver teorias jurídicas." ”
Os principais livros incluem: "Diário Oficial do Supremo Tribunal Popular", "Diário Oficial do Supremo Procurador Popular", "Casos Selecionados do Tribunal Popular", "Julgamentos Selecionados dos Tribunais Populares do Tribunal Popular", "Resumo de Casos de Julgamento na China", "Série de Orientações sobre Assuntos de Julgamento", entre outros.
3. Recursos jurídicos em Hong Kong, Macau e Taiwan
(1) Recursos de informação jurídica em Hong Kong, nosso país
Os recursos jurídicos em Hong Kong também são divididos principalmente em duas partes: a Internet e publicações, entre as quais os principais sites oficiais jurídicos incluem o site do Departamento de Justiça de Hong Kong (http://www.info.gov.hk/justice/index.htm), Sistema de Informação Legislativa Bilíngue (http://www.legislation.gov.hk/index.htm), Rede Judiciária de Hong Kong (http://www.judiciary.gov.hk), o Conselho Legislativo de Hong Kong (http://www.legco.gov.hketc., fornecendo uma introdução ao sistema jurídico de Hong Kong, leis, convenções, acordos internacionais e sentenças de Hong Kong.
Existem muitas publicações jurídicas importantes, incluindo a Gazette of the Government of the Hong Kong Special Administrative Region (chinês e inglês), as Leis de Hong Kong, (4) editadas por Qu Tao, editadas pela Biblioteca do Instituto da Academia Chinesa de Ciências Sociais: Recursos de Literatura Jurídica Chinesa e Sua Utilização, Law Press, junho de 2006, 1ª edição, p. 231.
Portaria da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Regulamentos da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Coleta de Casos de Hong Kong, Cobrança de Casos do Tribunal Distrital de Hong Kong, etc.
(2) Recursos de informação jurídica em nosso país e em Macau
Os principais recursos de rede em Macau incluem o site do Governo da RAE de Macau (http://www.macau.gov.mo), Rede do Bureau de Impressão de Macau (http://www.inprensa.macau.gov.mo), Rede de Tribunais da RAE de Macau (http://www.court.gov.mo), Rede de Direito de Macau (http://www.macaolaw.gov.mo), Sistema de Consulta de Informações Legislativas de Macau (http://www.inprensa.macau.gov.moEle fornece buscas legais e regulatórias, convenções internacionais, avisos e anúncios de agências governamentais, além do texto completo das sentenças judiciais.
Suas principais publicações incluem o Diário Oficial da Região Administrativa Especial de Macau, as Leis da Região Administrativa Especial de Macau e a Compilação de Leis e Regulamentos sobre o Sistema Judiciário da Região Administrativa Especial de Macau.
(3) Recursos de informação jurídica em Taiwan, nosso país
Os principais recursos de rede em Taiwan incluem a Rede Global de Informação "Yuan Legislativo" (http://www.ly.gov.tw), "Governo" Rede de Dados de Publicação (http://open.nat.gov.tw), o site "Yuan Judicial" (http://www.judicial.gov.twRede Legal de Taiwan (http://www.lawtw.comForneça leis e regulamentos, gazetas do governo, dados estatísticos, texto completo dos documentos de sentença, etc.
Suas principais publicações incluem o Diário Presidencial, o Diário Oficial do Yuan Legislativo, o Diário Oficial do Yuan Judicial, a Compilação de Precedentes publicada pela Suprema Corte e a Compilação de Interpretações Judiciais publicada pelo Yuan Judicial.
Diante do espaço limitado, não é possível listá-los um por um, tomando apenas os Estados Unidos e o Reino Unido como exemplos, e a compreensão e aquisição de recursos de informação jurídica em outros países, como Canadá, Austrália, Alemanha, França, Japão, etc., podem ser pesquisados pelos mecanismos de busca google, yahoo, baidu, etc.
1. Recursos Jurídicos dos EUA
Principais recursos online nos Estados Unidos incluem a Biblioteca de Direito do Congresso (Biblioteca de Direito do Congresso,
http://www.loc.gov./law/guide),FindLaw(
http://www.findlaw.com),Thomas(
http://www.findlaw.comSite do governo dos EUA (
http://www.firstgov.gov), Instituto de Informação Jurídica da Cornell (Instituto de Informação Jurídica da Cornell;
http://www.law.cornell.edu)、LexisNexis(
http://www.lexisnexis.com)、Westlaw(
http://www.l westlaw.com) fornece leis, regulamentos, precedentes da Suprema Corte e precedentes online, boletins oficiais, periódicos jurídicos e conteúdos de comentários de todos os tribunais dos EUA.
Esta parte dos recursos refere-se a Lin Yanping, editor-chefe: "Métodos de Busca de Literatura Jurídica", Shanghai People's Publishing House, edição de 2004; Liu Lijuan e Yu Liying, eds., Explorando a Biblioteca Jurídica Virtual - Um Guia de Pesquisa para Recursos Jurídicos Online, Law Press, 2004.
As principais publicações jurídicas incluem o Código dos Estados Unidos (U.S.C.), U.S.C.A. Commentary, Code of Federal Rules (C.F.R.), Supreme Court Case Records (S.C.R.), Federal Case Records (F.R.) e outras.
2. Recursos Jurídicos do Reino Unido
Os principais recursos web do Reino Unido incluem o site da British and Irish Legal Information Society (BAILII,http://www.bailii.org), Direito do Reino Unido Online (http://www.justis.com), HMSO,http://www.hmso.gov.uk), Infolaw, http://www.Infolaw.co.uk/Ele fornece textos legislativos jurídicos em inglês, materiais jurídicos e precedentes, com informações ricas e uma ampla variedade de conteúdos.
As principais publicações jurídicas incluem Atos Gerais Públicos e Medidas do Sínodo Geral, Estatutos de Leis Atuais, Citadores de Legislação e O Relatório Jurídico.
3. Recursos jurídicos de organizações internacionais
Advogados podem ter uma compreensão preliminar dos principais recursos de rede das Nações Unidas, da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia, de acordo com suas necessidades empresariais. Entre elas, as Nações Unidas (http://www.un.org), Organização Mundial do Comércio (http://www.wto.org), a Comissão Europeia (http://www.europa.eu.int), do Tribunal de Justiça da União Europeia (http://curia.eu.int) e outros sites oficiais importantes podem ser coletados.
Se precisar pesquisar nos sites de outras organizações internacionais, pode acessar mecanismos de busca como Google, Yahoo, Baidu, etc., Sohu, Sina e outras navegações classificadas ou a coluna de navegação de recursos da Rede de Informação Jurídica da Universidade de Pequim para consultar o local.