Frequentemente usando o Docker para simular a implantação de um projeto em um ambiente de produção, é frequentemente necessário abrir vários contêineres Docker ao mesmo tempo, e às vezes o software instalado precisa ser vinculado a outros contêineres na LAN Docker, como na implantação de conjuntos de réplicas do MongoDB, ele precisa vincular o IP privado de outros contêineres.
No entanto, após cada reinício do Docker, o endereço IP do contêiner muda, e o Docker suporta definir um IP fixo após consultar os dados.
Rede padrão Docker
Uma vez instalado o Docker, os seguintes três tipos de rede são criados por padrão:
ESCOPO DO DRIVER ID DE REDE 17CBF438c338 ponte local 1ac50740d496 host local e863B9972D3b None null local Ponte: Rede de pontes
Por padrão, os contêineres Docker começaram a usar bridges, a rede bridge criada quando o Docker é instalado, e toda vez que o contêiner Docker é reiniciado, o endereço IP correspondente será obtido em ordem, o que fará com que o endereço IP do Docker mude durante a reinicialização
nenhum: Nenhuma rede é especificada
Com --network=none, o container docker não atribui IP para a LAN
Anfitrião: Rede Anfitriã
Com --network=host, a rede do container Docker está conectada ao host, e os dois são interoperáveis. Por exemplo, se você rodar um serviço web em um container e ouvir a porta 8080, a porta 8080 do host será automaticamente mapeada para o container.
Criar uma rede personalizada: (Definir um IP fixo)
Passo 1: Criar uma rede personalizada
Crie uma rede personalizada e especifique o bloco CIDR: 172.18.0.0/16
Passo 2: Crie um contêiner Docker
Neste momento, o contêiner Docker criado armazenará 172.18.0.2 deste IP.
|