Se você só está procurando um IDE para aprender Java, ou se precisa de ícones bonitos, ou se seu computador não está muito configurado, então o Eclipse é uma boa escolha. Se você está procurando um IDE que possa melhorar a eficiência do desenvolvimento, e se quer encontrar uma ferramenta mais rápida e conveniente, recomendamos usar o IntelliJ IDEA.
Ferramentas Eclipse
Primeiro: No Eclipse, o console pode ser maximizado. Isso pode ser feito clicando duas vezes na aba ou no atalho Ctrl+M, mas não existe uma forma semelhante no IntelliJ IDEA. Segundo: a estrutura de projetos da Eclipse é mais poderosa. Existem áreas de engenharia em Eclipse que são compostas por projetos, cada um dos quais pode ser agrupado individualmente ou escondido, ativado ou desativado.
Terceiro: a interface do Eclipse é mais bonita. Comparado ao IntelliJ IDEA, as fontes e gráficos do Eclipse são mais bonitos e estáveis. E todos os controles locais são muito valiosos.
Quarto: Plugins Eclipse são mais fáceis de escrever, consomem menos recursos do sistema e rodam de forma mais suave.
Quinto: Eclipse é grátis. Claro, agora o IntelliJ IDEA também tem uma versão gratuita, então isso não pode ser considerado uma vantagem do Eclipse, mas a versão paga do IntelliJ IDEA tem funções mais poderosas.
IDEIA da IntelliJ
Primeiro, melhor depuração. O IntelliJ IDEA é muito mais poderoso que o Eclipse em depuração. Durante o processo de depuração, quando precisamos encontrar o valor de algumas expressões, se usarmos Eclipse, precisamos selecionar toda a expressão e então usar Crtl+Shift+I para ver o valor dessa expressão. No entanto, no IntelliJ IDEA, você só precisa mover o cursor sob a expressão e Alt+F8 para fazer isso. O IntelliJ IDEA entende bem as expressões que você pode precisar e sugere variáveis de parâmetro. Você pode editar diretamente e obter o valor dessa expressão imediatamente, sem precisar pular como uma interface de depuração no Eclipse.
Segundo, maior eficiência de desenvolvimento. O IntelliJ IDEA é mais inteligente que o Eclipse em termos de geração automática de código, por exemplo, o IntelliJ IDEA pode gerar uma classe de teste de uma classe e posicioná-la corretamente no diretório correspondente de teste. Em termos de suporte para ZenCoding, é muito conveniente escrever html, e o tab é concluído rapidamente, assim como a integração nativa. Um dos aspectos mais óbvios da eficiência de desenvolvimento do IntelliJ IDEA é que ele tem melhor suporte para JS, CSS e plugins.
O terceiro ponto é uma reconstrução mais inteligente. Na verdade, isso é uma eficiência de desenvolvimento, mas gostaria de enfatizar separadamente a função de refatoração do IntelliJ IDEA. Todos os IDEs modernos oferecem refatoração, então o IntelliJ IDEA entende o que você precisa e fornecerá a solução mais adequada para cada situação.
Quarto, o catálogo é menos estratificado e claro. O IntelliJ IDEA tem pouca hierarquia de diretórios, mas é muito clara, e a configuração do IDE pode ser encontrada em Configurações, e a configuração do projeto também pode ser encontrada nas Configurações do Projeto.
|