Primeiro, vamos analisar a definição:
Google AMP (Accelerated Mobile Pages) é um tipo de página web criada para conteúdo estático lançada pelo Google, oferecendo renderização confiável e rápida, além de acelerar os tempos de carregamento das páginas, especialmente ao visualizar conteúdo no lado móvel da web.
Baidu MIP (Mobile Instant Pages) é um conjunto de padrões tecnológicos abertos para páginas web móveis. A aceleração de páginas web móveis é alcançada fornecendo a especificação MIP-HTML, ambiente de execução MIP-JS e sistema de cache de páginas MIP-Cache.
Parece que as definições dos dois são muito semelhantes: uma se chama aceleração de páginas móveis, a outra é chamada de aceleração web móvel, e o propósito é o mesmo – otimizar páginas web móveis. Que diabos, isso não vai ser uma coisa. Claro que não é a mesma coisa, mas é só a diferença entre o macarrão chucrute Laotan e o macarrão de carne do Mestre Kong. Ambos são macarrão instantâneo, as matérias-primas principais são as mesmas, a receita é um pouco diferente, a forma de fazer é um pouco diferente, e o mais importante é que o porta-voz seja diferente.
A aceleração da web móvel foi proposta pela primeira vez pelo Google, formulando padrões de código aberto, especificações de página, otimizando a velocidade de renderização para melhorar a experiência do usuário, e o Google aumentará o peso das páginas que atendam aos padrões AMP nos mecanismos de busca. A Baidu segue o princípio de que o Google me tem, toma totalmente emprestado do AMP e também lança seu próprio padrão open source de aceleração web, então o MIP nasceu.
O Baidu MIP é o mesmo que o Google AMP, até mesmo o layout da página, o arranjo dos menus e a descrição técnica do site oficial são quase os mesmos, seja o propósito (retornando páginas extremamente rápidas nos resultados de busca), o princípio (simplificar HTML, CSS, desativar a maioria dos JS, controle de recursos, cache, etc.), ou as etapas de lançamento (primeiro as notícias, depois páginas gerais), e o método de referência mútua (adicionar tags) entre a página original e a página MIP. Até mesmo os logotipos exibidos nos mecanismos de busca correspondentes são quase idênticos:
Aqui tenho que admirar a capacidade do povo chinês de aprender com isso.
Princípios de otimização on-page
Tanto AMP quanto MIP são essencialmente aceleração de página, otimizando a renderização da página ou carregamento preguiçoso para reduzir bloqueios. Assim como algumas especificações dentro do nosso negócio, também podemos ter um conjunto de padrões para melhorar a qualidade do nosso código e o desempenho das páginas. É só que esses dois podem nos trazer otimização de SEO. Abaixo, vamos pegar um MIP como exemplo para entender o princípio da aceleração dela.
O MIP é organizado em três partes principais:
MIP HTML
MIP JS
MIP Cache
O MIP HTML formula uma nova especificação baseada nas tags básicas do HTML, permitindo que o HTML exiba conteúdo mais rico ao restringir o uso de algumas tags básicas ou expandir funções. O MIT JS pode garantir renderização rápida de páginas HTML MIP; O MIP Cache é usado para implementar cache de páginas MIP, o que melhora ainda mais o desempenho das páginas.
A seguir descreve o princípio de aceleração das páginas MIP:
JavaScript bem projetado
O MIP não permite que os usuários personalizem JavaScript e precisa ser introduzido na forma de componentes MIP para garantir segurança e desempenho
Todos os recursos estáticos precisam ser dimensionados
O MIP exige que todos os ativos (anúncios, imagens, áudio e vídeo) sejam dimensionados. Quando o recurso é realmente carregado, todos os tamanhos dos recursos podem ser imediatamente inferidos e usados rapidamente para calcular o layout da página, e o recurso de carregamento será apresentado de forma fluida sem afetar a experiência de leitura do usuário devido às frequentes atualizações do layout da página.
Nenhum mecanismo é permitido para impedir a renderização da página
Qualquer script personalizado de desenvolvedores precisa usar tags MIP para alimentar o MIP, como mip-ad, mip-iframe, etc., que não bloqueiam o layout e a renderização da página.
Controle o carregamento externo de recursos
O tempo de execução MIP controla o carregamento de recursos externos para garantir sua eficiência, de modo que o que os usuários desejam ler apareça na tela o mais rápido possível.
Encapsulamento de funções interativas
O MIP defende que as páginas web podem proporcionar aos usuários uma experiência direta e simples, mas isso não significa que o MIP limite a vivacidade e a diversão da página. O tempo de execução MIP oferece JavaScript altamente otimizado e encapsulado, eliminando a necessidade de os desenvolvedores investirem esforço excessivo na implementação de funções interativas complexas.
Recomenda-se usar o CSS do inline
O carregamento do CSS impede a renderização da página, e o CSS inline pode reduzir a sobrecarga do cliente.
Apenas animações aceleradas por GPU são permitidas
O MIP só permite que animações sejam feitas com transformações e opacidade, e só ativa a fusão de camadas de renderização quando animações podem ser executadas na GPU.
Cache MIP
Outra importância importante do MIP é que ele pode ajudar webmasters a acelerar as páginas web, e a Baidu armazenará em cache as páginas MIP na CDN da Baidu. O cache MIP pode ser usado desde que atenda ao padrão MIP.
Esses são apenas os meios que costumamos usar para otimizar projetos web, mas agora a Baidu ultrapassou o padrão open source e deu ao SEO doçura e especificações unificadas.
Pesquise no Google as opiniões do AMP e do Baidu MIP
As soluções de otimização para web móvel fornecidas pelo AMP e MIP podem melhorar a experiência do usuário até certo ponto. Ao mesmo tempo, a combinação com SEO também aumentou o interesse de muitos desenvolvedores em participar. No entanto, devido ao ambiente relativamente fechado, esse conjunto de padrões não pode ser aplicado a projetos de grande escala, mas só pode ser aplicado a exibições de páginas relativamente simples, o que é consistente com a intenção original deles.
AMP e MIP são dois conjuntos diferentes de padrões e, para apoiar a otimização dos mecanismos de busca do Google e da Baidu, dois conjuntos de páginas devem ser escritos, o que aumentará o custo de desenvolvimento dos desenvolvedores.
No futuro, pessoalmente acredito que os padrões das duas empresas tenderão a ser unificados, e acredita-se que a Baidu suporte o padrão AMP, afinal, o Google é de uma perspectiva global, e a Baidu só tem mais usuários na China.
Tutorial de MIP:https://www.mipengine.org/doc/00-mip-101.html Tutorial:https://www.ampproject.org/zh_cn/
|