Existem vários termos que devem ser profundamente compreendidos para carteiras Ethereum, caso contrário podem causar perda de ativos em blockchain; esses termos são endereços, senhas, chaves privadas, frases mnemônicas e keystores.
Se tomarmos uma conta bancária como analogia, estas cinco palavras correspondem ao seguinte conteúdo:
Endereço = número do cartão bancário Senha = senha do cartão bancário Chave privada = número do cartão bancário + senha do cartão Frase mnemônica = número do cartão bancário + senha do cartão bancário Keystore + senha = número do cartão bancário + senha do cartão bancário Número do cartão ≠ da loja de chaves
1. Endereço
Endereço = número do cartão bancário
1. Gerar
Após criar uma carteira, uma string de 42 bits começando com 0x será gerada, que é o endereço da carteira, uma carteira corresponde a um endereço de carteira, e o endereço é único e não pode ser modificado, o que significa que os endereços de transferência e recebimento de todos os tokens em uma carteira são os mesmos. Por exemplo, o endereço de transferência e recebimento para ETH em uma carteira é o mesmo que o endereço de transferência e recebimento para EOS. Isso é diferente da plataforma de negociação, pois os endereços de transferência e recebimento de diferentes tokens na plataforma geralmente são diferentes, então você deve confirmar o endereço antes de transferir moedas para a plataforma de negociação.
2. Uso
O endereço da carteira pode ser usado para receber transferências de terceiros ou como certificado de transferência.
2. Senha
Senha = senha do cartão bancário
1. Configuração
Ao criar uma carteira, você precisa definir uma senha, que exige no mínimo 8 caracteres, e para segurança, é melhor definir a senha de forma um pouco mais complexa. A senha pode ser modificada ou redefinida, e existem duas formas de mudá-la: uma é mudar a senha diretamente, o que requer inserir a senha original. Se você esquecer sua senha original, importe-a para sua carteira com sua frase-semente ou chave privada, e defina uma nova senha.
2. Uso
Existem dois usos das senhas: um é a senha de pagamento ao transferir dinheiro e o outro é a senha de login ao importar carteiras com keystore.
3. Características
No mundo real, um cartão bancário corresponde a apenas uma senha, e após a alteração, a senha original perde seu uso. Mas na carteira imToken, é diferente, uma carteira pode usar senhas diferentes em diferentes celulares, independentes umas das outras, e não se afetam. Por exemplo, definir uma senha na Carteira Móvel A, importar essa carteira no Celular B e definir uma nova senha não afeta o uso da senha da Carteira Móvel A.
3. Chave privada
Chave privada = número do cartão bancário + senha do cartão
1. Exportação
Após criar uma carteira, insira a senha para exportar a chave privada, que é uma chave privada em texto simples composta por uma string de 64 bits, e uma carteira possui apenas uma chave privada e não pode ser modificada.
2. Uso
Na carteira de importação, insira a chave privada e defina uma senha (sem digitar a senha original), você pode acessar a carteira e ter controle sobre ela, além de transferir os tokens para dentro dela.
4. Frases mnemônicas
Frase mnemônica = número do cartão bancário + senha do cartão bancário
Frase mnemônica = chave privada
1. Backup
Após criar uma carteira, uma função de frase-semente de backup aparecerá, selecione a frase-semente de backup, insira a senha, 12 palavras aparecerão, há um espaço entre cada palavra, essa é a frase-semente, uma carteira tem apenas uma frase-semente e não pode ser modificada.
2. Uso
A frase mnemônica é outra forma de chave privada, que tem a mesma função da chave privada: na carteira de importação, você digita a frase mnemônica e define uma senha (sem digitar a senha original), você pode acessar a carteira e ter controle dessa carteira, além de transferir os tokens da carteira.
3. Características
A frase mnemônica só pode ser feita uma vez e, após o backup, ela nunca mais será exibida na carteira, então certifique-se de copiá-la ao fazer backup.
5. Loja de chaves
Keystore + senha = número do cartão bancário + senha do cartão bancário
Número do cartão ≠ da loja de chaves
keystore=chave privada de criptografia
Keystore + senha = chave privada
1. Backup
Há uma função de keystore de backup na carteira, selecione o keystore de backup, insira a senha e um grande número de caracteres aparecerá, que é o keystore.
2. Uso
Na carteira de importação, selecione a carteira oficial, insira a chave e a senha, e você pode inserir a carteira. Deve-se notar que essa senha é a senha original da carteira definida por este celular, o que é diferente de importar a carteira com chave privada ou frase mnemônica.
3. Características
Keystore pertence à chave privada criptografada, que está intimamente relacionada à senha da carteira; após a modificação da senha, a keystore também muda conforme necessário; ao importar a carteira com keystore, você precisa inserir a senha, essa senha é a senha da carteira ao fazer backup da keystore, e não tem nada a ver com a modificação da senha posterior.
6. Conclusão
No mundo real, se você perder seu cartão bancário e esquecer sua senha, pode ir ao banco para ajudar a recuperá-lo, e seu dinheiro ainda é seu dinheiro, e você não pode perdê-lo, o que é a vantagem da centralização.
Mas no mundo blockchain, ninguém armazena as informações da sua carteira além de você mesmo, e se você perder suas informações, ninguém pode ajudar a recuperá-las, e nem a empresa da carteira. Portanto, enquanto você proteger as informações da sua carteira, a propriedade nela pertence apenas a você e ninguém pode tirá-la, o que é a vantagem da descentralização.
1. Esquecer
Quais são as consequências se você esquecer as informações da sua carteira? Existem várias situações:
(1) Se você esquecer o endereço, pode usar a chave privada, frase mnemônica, keystore + senha, e importá-los para a carteira para recuperá-los.
(2) Se você esquecer sua senha, pode usar sua chave privada ou frase mnemônica para importar sua carteira e redefinir sua senha.
(3) Se a senha for esquecida e a chave privada e a frase mnemônica não forem salvadas, a senha não pode ser resetada e os tokens não podem ser transferidos, o que equivale a perder o controle da carteira.
(4) Se você esquecer a senha, o keystore perderá sua função.
(5) Esqueceu a chave privada, desde que sua carteira não seja deletada e a senha não seja esquecida, você pode exportar a chave privada.
Você pode usar frases mnemônicas,
(7) Se você esquecer sua frase mnemônica, pode importar sua carteira e fazer backup da frase mnemônica através da chave privada, keystore+ senha.
(8) A loja de chaves esqueceu, desde que sua carteira não seja deletada e a senha não seja esquecida, você pode fazer backup da loja novamente.
Frase mnemônica,
Como pode ser visto acima, desde que haja uma mensagem na "chave privada, frase mnemônica, keystore + senha", a carteira está lá. Portanto, fazer backup da "chave privada, frase mnemônica, Keystore + senha" é o mais importante.
2. Vazamento
É importante fazer backup das informações da sua carteira por conta própria, e também é importante evitar que informações da carteira sejam vazadas. Quais são as consequências se as informações da carteira forem vazadas? Existem várias situações:
(1) O endereço vazou, não importa.
(2) Não importa se a senha foi vazada.
(3) O endereço + senha vazaram, desde que o telefone não se perca, não importa.
Vazou, a senha não vazou, não importa.
(5) keystore + senha
Se vazar, outras pessoas podem entrar na carteira e transferir as moedas para longe.
Se vazar, outras pessoas podem entrar na carteira e transferir as moedas para longe.
Como pode ser visto acima, desde que uma informação seja vazada da "chave privada, frase mnemônica, Keystore + senha", outras pessoas têm controle da sua carteira, e as moedas na sua carteira serão transferidas por outros. Portanto, a "chave privada, frase mnemônica, senha Keystore+" não deve ser vazada, e uma vez que a possibilidade de vazamento seja encontrada, as moedas dentro devem ser transferidas imediatamente.
3. Backup
Como a "chave privada, frase mnemônica, Keystore + senha" é tão importante, a forma mais segura de salvá-la é:
Devido à grande quantidade de conteúdo da Keystore, é inconveniente copiar manualmente e não é seguro salvá-lo no computador, então você não pode fazer backup da Keystore; basta copiar manualmente a chave privada e a frase mnemônica, e os seguintes pontos devem ser observados ao copiar o backup:
(1) Faça mais algumas cópias, coloque-as em diferentes áreas seguras e conte para sua família.
(2) Verificar o conteúdo manuscrito e importá-lo para a carteira para ver se pode ser bem-sucedido, evitando erros de cópia.
(3) Não divulgar informações de backup em dispositivos conectados em rede, incluindo e-mail, QQ, WeChat, etc.
(4) Ensinar os membros da família a operar carteiras. (Atualmente, o imtoken desativou a função de investimento direto com um clique, então é fortemente desaconselhado usar o imtoken agora, caso contrário você precisará recuperar o token.) Recomendado myetherwallet.com. )
|