O comando mklink no Vista e sistemas superiores pode criar um link para uma pasta (parece um mapa de uma pasta). Como o link da pasta é implementado de baixo para cima, o link é transparente para a aplicação.
(A função correspondente do Windows 2000, XP, Server 2003 está linkada, aqui está apenas o mklink) Por exemplo, tenho uma pasta chamada C:\Program Files, mas não há muito espaço no drive c, então quero transferir alguns aplicativos para o drive d, mas cortar diretamente definitivamente não vai funcionar, e o aplicativo vai reportar um erro, então primeiro mova (corte) toda a pasta C:\Program Files para o drive d, e então execute o comando:
Dessa forma, haverá uma pasta adicional com um ícone de atalho sob a unidade C, cujo nome completo é "C:\Program Files", e clique duas vezes nela para realmente ir até D:\Program Files.
A pasta C:\Program Files é transparente para o aplicativo, ou seja, exceto para o próprio Windows, o aplicativo não sabe que as coisas em C:\Program Files foram realmente transferidas para o drive D, e ainda estão no drive C. Isso não afetará o uso da aplicação original em C:\Program Files.
1. Os links estabelecidos acima pertencem a links soft (/j), assim como links simbólicos (/d) e links físicos para arquivos (/h).
Symlinks e softlinks são muito semelhantes, com a diferença de que softlinks são links de caminho absolutos, enquanto links simbólicos permitem links de caminhos relativos.
Por exemplo, se você criar um link simbólico c:\1 e um soft link c:\2 de c:\data\tmp, respectivamente, então c:\1 aponta para a subpasta tmp sob a pasta data na mesma pasta, e c:\2 aponta para o caminho absoluto de c:\data\tmp. O efeito é que, se você mover as duas pastas c:\1 e c:\2 para o drive D, o link de d:\1 ficará inválido, e d:\2 ainda será válido.
Um link rígido para um arquivo é um link criado para um arquivo, como c:\data\1.txt criando um link c:\data\2.txt, então esses dois arquivos são dois aliases equivalentes do mesmo arquivo, o que equivale a dois ponteiros para o mesmo espaço de armazenamento em disco rígido, e excluir nenhum deles não afeta o outro arquivo. Mas a limitação é que esse link não pode cruzar partições.
2. Links suaves e simbólicos não podem cruzar discos.
3. Esse recurso deve estar no sistema de arquivos NTFS para ser utilizado. |