O primeiro-ministro supervisionou, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação fez uma declaração, e os operadores deram seguimento, e o vento de "acelerar e reduzir taxas" pelos serviços de comunicação realmente se espalhou.
Dois dias antes do Dia Internacional das Telecomunicações "5,17", na tarde de 15 de maio, os três principais operadores da China lançaram coletivamente reduções de velocidade e taxas, das quais a "redução de taxa" envolveu mais de 30 itens.
No entanto, os novos pacotes e preços lançados pelos três grandes operadores foram reclamados por um grande número de usuários, e reclamações como "o preço não é baixo o suficiente" e "o design é irrazoável" estão por toda parte. Em entrevista a repórteres, o especialista em telecomunicações Fu Liang comentou que essa rodada de ajustes tarifários dos três principais operadores "resolveu principalmente as medidas promocionais anteriores." "Embora o escopo da promoção tenha sido ampliado, é difícil dizer que o preço tenha sido geralmente reduzido.
Essa rodada de ajuste tarifário envolve banda larga fixa e banda larga móvel, entre as quais o ajuste das taxas de banda larga fixa pela operadora é limitado à base de usuários aplicável, e as taxas de dados móveis são promoções de tráfego mais direcionadas. Em termos de tráfego de dados móveis, que é mais concentrado pelos usuários, a verdadeira "redução de taxas" precisa ser ainda mais formada no mercado competitivo.
"Redução de taxa" virou "promoção"
Shang Bing, vice-ministro do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, disse em uma coletiva regular de políticas em 15 de maio que se esforçará para reduzir o nível médio tarifário do tráfego de telefonia móvel e o nível médio de largura de banda das unidades de banda larga fixa em cerca de 30% ano a ano até o final do ano. A China Mobile and Telecom por isso descartou as "oito medidas principais" e as "dez medidas principais", e a China Unicom também propôs várias medidas de "redução de taxas".
A China Mobile espera que a tarifa de tráfego abrangente caia mais de 35% em relação ao ano anterior até o final de 2015, a China Telecom disse que reduzirá o preço da banda larga por Mbps em quase 40%, e a China Unicom também afirmou que reduzirá as tarifas de banda larga e redes móveis. No entanto, os beneficiários da atual política de "redução de taxas" dos operadores ainda são limitados.
"Nesta rodada de ajuste de preços, os operadores prestam mais atenção às necessidades diferenciadas dos usuáriosPromoção. Comentou Fu Liang. Por exemplo, a China Mobile lançou um pacote de dados de 10 yuans e 1GB, mas é principalmente para consumo noturno e feriado, e sua redução de 50% no tráfego nacional de 50 yuans e 2GB só se aplica a cartões de dados 4G; Em termos de banda larga, a Telecom anunciou que reduziria o custo da banda larga de 100 gigabit em mais de 30%, de cerca de 3.000 yuans para menos de 2.000 yuans, mas sua penetração de banda larga de 100 gigabit ainda é limitada. A China Unicom geralmente reduziu as taxas de banda larga de 20 milhões, 50 milhões e 100 milhões, mas o número de usuários com mais de 50 milhões de necessidades da Beijing Unicom na verdade não é grande.
"Os três grandes operadores são basicamente descontos direcionados para um pequeno número de usuários, e as tarifas desses usuários podem cair 30%, ou até 50%~70%. Se você não estiver nesta parte, receberá menos descontos. Fu Liang explicou.
Na verdade, no processo de transição do 3G para o 4G, a redução substancial de preços dos operadores ocorreu no ano passado. Em 2014, a rede 4G da China Mobile reduziu significativamente o custo unitário de tráfego de dados e começou a reduzir geralmente o preço unitário do tráfego quando o custo do pacote permaneceu praticamente inalterado, e China Telecom e China Unicom seguiram o exemplo.
Fu Liang acredita que as operadoras geralmente reduzem o preço unitário dos produtos, o que é uma tendência geral após a queda da pressão de custos, mas as condições para que as operadoras implementem medidas gerais de redução de preços ainda não estão maduras: "Uma grande quantidade de tráfego da China Telecom e China Unicom ainda é transportada por redes 3G e 2G, e após um período de tempo, uma grande quantidade de tráfego ocorre na rede 4G, e há condições para a redução de preços novamente." ”
Um mercado subcompetitivo
Atualmente, a China Mobile, que conquistou uma vantagem de pioneira, ocupa firmemente o mercado 4G. De acordo com o relatório anual divulgado pela China Mobile, seu negócio de tráfego teve um rápido crescimento no ano passado, com o consumo de tráfego de dados móveis crescendo 115,1% ano a ano e a receita crescendo 42,9% ano a ano, tornando-se a principal força motriz para o crescimento da receita.
Ao mesmo tempo, a receita de voz, que constitui sua principal fonte de receita, caiu ano após ano. De 2013 até o primeiro trimestre deste ano, a receita média por usuário da China Mobile (valor ARPU) caiu de 67 yuans para os atuais 59 yuans. A situação da China Telecom e da China Unicom é semelhante à da China Mobile.
Por outro lado, os operadores enfrentam a pressão da avaliação de desempenho da SASAC, e o desempenho determina seu salário e promoção, o que determina as escolhas comportamentais do operador até certo ponto. Xiang Ligang, presidente da Feixiang.com, sugeriu que, para reduzir as taxas, os operadores também deveriam receber avaliação de KPIs para diminuir o ônus.
Outro motivo importante pelo qual os operadores não reduziram tarifas é que um novo mercado competitivo de telecomunicações não foi formado. Fu Liang disse a repórteres que a China Mobile atualmente ocupa 90% do mercado 4G e, em fevereiro deste ano, a China Telecom e a China Unicom obtiveram licenças FDD, entrando em um período de rápido desenvolvimento.
"Embora a principal razão pela qual o custo não possa ser reduzido recai sobre os operadores, as autoridades reguladoras também têm a responsabilidade de promover a otimização e a reforma." Fu Liang disse.
"O do nosso paísO controle do teto de preços das telecomunicações foi proposto há muitos anos: a taxa de tráfego ainda era de 1KB3 centavos no período original do 2G. Por que os operadores estão tomando a iniciativa de ajustar os preços, e as autoridades não podem usar uma alavanca de acordo para ajustá-los?" Fu Liang disse. Inclusive na questão dos operadores virtuais, tomar medidas para ajudar os operadores virtuais a ganharem competitividade também contribuirá para a formação de um mercado competitivo.
Espera-se que, até o final de 2015, o tráfego seja abrangenteAs tarifas vão diminuir mais de 35% ano a ano, promovendo modelos de serviço como transferência de tráfego e não despacho. Espera-se que, até o final de 2015, a taxa média de acesso da banda larga a cabo aumente dos atuais 11Mbps para 20Mbps, e o preço por unidade de banda de banda caia cerca de 35%, e a redução média das tarifas de tráfego deve chegar a cerca de 30% este ano.
Reduzir os dados dos usuários móveis em toda a redeO preço unitário abrangente do tráfego é superior a 20%, e a meta de cobertura da rede móvel de banda larga 3G/4G é superior a 95% da população durante o ano.
(Clique na imagem pequena para ver a imagem maior)
|