|
Besteira escrita na frente Baseado em. A arquitetura de três camadas do .NET pode ser dividida nas seguintes camadas: camada Data Linq, camada de acesso a dados, camada de lógica de negócios e camada de apresentação. Os símbolos de seta na Figura 1 abaixo ilustram a interação entre as camadas: a camada de acesso a dados faz referência à camada Data LINQ; A camada de lógica de negócios faz referência à camada de acesso a dados e às classes de entidade na camada Data LINQ. A camada de apresentação refere-se à camada de lógica de negócios, bem como às classes de entidade na camada Data LINQ. A camada Data LINQ inclui principalmente classes de entidade e classes de Contexto de Dados. Normalmente, uma classe de entidade é para uma tabela no banco de dados. Podemos criar instâncias de classes de entidade que são transferidas entre diferentes camadas como objetos de dados.
Figura 1 Arquitetura de três camadas de LINQ para SQL A seguir está um exemplo da janela de login ao criar um projeto para introduzir o desenvolvimento da arquitetura em três níveis do LINQ para SQL Preparação 1. Primeiro, você precisa de um banco de dados e uma tabela de dados para armazenar o nome de usuário e a senha da pessoa logada. Aqui, é utilizado um banco de dados SQL Server 2005. A estrutura da tabela do banco de dados é mostrada na Figura 2.
Figura 2 Tabela de Usuários de Banco de Dados 2. Abra o VS e crie um novo projeto ---> outros tipos de projetos---> soluções Visual Studio---> soluções em branco. Como mostrado na Figura 3. (Visual Studio 2008 é usado aqui)
Figura 3 Criar uma solução em branco 3. Adicionar uma biblioteca de turmas. Clique com o botão direito na solução recém-criada no Explorador de Soluções ---> adicionar ---> novo projeto ---> biblioteca de classes. Como mostrado na Figura 4. O mesmo método requer adicionar três bibliotecas, BLL, DAL e DataLinq, e um aplicativo Windows Forms (se for um desenvolvimento de aplicação web, selecione ASP.NET aplicação Web) e nomeie UI.
Figura 4 Adicionar um projeto de biblioteca A estrutura após a adição é mostrada na Figura 5. Ao mesmo tempo, clique com o botão direito na interface e defina a interface como item de lançamento.
Figura 5 Diagrama da estrutura do projeto Adicione uma citação No Explorador de Soluções, adicione referências a cada nível. Camada BLL Selecione Referências --->clique com o botão direito ---> adicionar referências. Como mostrado na Figura 6. Adicione uma referência ao System.Data.Linq. Ao mesmo tempo, de acordo com a relação entre as camadas mostrada na Figura 1 acima, adicione referências de projeto para DAL e DataLinq. Da mesma forma, a camada DAL adiciona referências de projeto a System.Data.Linq e DataLinq, a camada DataLinq adiciona referências a System.Data.Linq, e a camada UI adiciona referências a System.Data.Linq e referências de projeto a BLL e DataLinq.
Figura 6 Adicionar referências de projetos Até agora, uma arquitetura de três níveis foi estabelecida. O seguinte é adicionar suas classes correspondentes a cada camada. 1. Primeiro, a camada DataLinq. Clique com o botão direito no DataLinq---> adicione ---> novo projeto---> selecione a classe LINQ para SQL, como mostrado na Figura 7.
Figura 7 Adicionando um LINQ à classe SQL 2. Após a adição ser concluída, um designer em branco (arquivo .dbml) será criado automaticamente com um link para o Server Explorer, além do arquivo dbml.layout associado (arquivo XML) e designer.cs arquivo. Abra o Explorador de Servidores e estabeleça um link para o banco de dados.
Figura 8 Open Server Explorer 3. Conecte-se ao banco de informações. Selecione a ferramenta ---> adicionar banco de dados. Como mostrado na Figura 9. Selecione o banco de dados recém-criado e determine o banco de dados de conexão. Neste ponto, o banco de dados aparecerá no Explorador de Servidores.
4. Selecione o usuário da tabela de dados que deseja usar, arraste e solte no designer, conforme mostrado na Figura 10 abaixo. Salve o arquivo. Agora, classes DataContext e classes de entidade com propriedades, métodos e métodos relacionados foram gerados automaticamente.
Figura 10 Classe de usuário Adicionar camadas de código Camada DAL Crie uma nova classe UserDAL e adicione o seguinte código //UserDAL.cs usando o DataLinq; usando System.Data.Linq;
Espaço de nomes DAL
{ classe pública UserDAL { private DataLinq.DBLinqDataContext objDataContext = new DataLinq.DBLinqDataContext();
Usuário público SelectRecordByID(string userid) { tente { return (de u em objDataContext.User onde u.Id == userid select u). Single(); } captura (exceção ex) { jogar ex; } } }
}
Camada BLL Crie uma nova classe UserBLL e adicione o seguinte código //UserBLL.cs usando System.Data.Linq; usando o DataLinq;
Espaço de nomes BLL
{ classe pública UserBLL { DAL particular. UserDAL objUserDAL = new DAL. UserDAL();
Usuário público SelectRecordByID(string userid) { return objUserDAL.SelectRecordByID(userid); } }
}
Código da camada UI //LoginForm.cs soldado BLL. UserBLL objUserBLL = new BLL. UserBLL();
private void btnSubmit_Click(object sender, EventArgs e) { id da string = txtId.Text.Trim(); string psd = txtPsd.Text.Trim();
User localDataTable = objUserBLL.SelectRecordByID(id);
if (localDataTable != null && localDataTable.Psd == psd) { MessageBox.Show("Sucesso"); } senão { MessageBox.Show("false"); } }
Neste ponto, o código da interface de login está completo. Você pode rodar para ver o efeito.
|