Recebi uma notificação por e-mail hoje. A Oracle respondeu a um artigo recente de segurança, Uma Avaliação do Algoritmo de Hashing de Senhas da Oracle. Os autores deste artigo que causaram problemas para a Oracle são Joshua Wright, do SANS e Carlos Cid. Sans, do Royal Holloway College em Londres, tem muita influência no campo da segurança. A Oráculo também teve que estar com dor de cabeça. Há três principais questões de segurança mencionadas no artigo:
Senha fraca "sal" Se o nome de um usuário é Crack, a senha é senha, e o outro usuário é Crac, e a senha é kpassword, você pode descobrir consultando o dicionário de dados que a senha é realmente a mesma! Porque a Oracle processa toda a sequência de nomes de usuário mais senhas antes do hash (no nosso caso, nome de usuário e senha são a mesma string), o que cria instabilidade nas senhas. Senhas não são sensíveis de maiúsculas e minúsculas, o que não é uma descoberta. As senhas da Oracle sempre foram indiferentes a maiúsculas minúsculas. No entanto, desta vez ela é levantada junto com outras perguntas da Oracle, que têm um pouco de peso. Senhas de Segurança do Usuário Corporativo com aplicação do Oracle 10g são sensíveis a maiúsculas minúsculas. Algoritmo de hash fraco. Esta parte da informação pode se referir ao método de criptografia de senha da Oracle que introduzi antes. Devido à fragilidade do algoritmo, a possibilidade de ser decifrado por dicionários offline aumenta muito.
Os dois autores também mencionaram métodos de prevenção relevantes no artigo. Combine as recomendações no Oracle Metalink. Um resumo simples é o seguinte:
Controle as permissões dos usuários para aplicativos web. Restringa o acesso às informações de hashes de senha. A permissão SELECIONE QUALQUER DICIONÁRIO deve ser cuidadosamente controlada Selecione a ação para auditoria na visualização DBA_USERS visualização Criptografar conteúdo de transmissão TNS Aumente o comprimento da senha (pelo menos 12 dígitos). Aplique a política de expiração da senha. As senhas devem ser alfanuméricas e misturadas para aumentar a complexidade, etc. |