Arquivos TXT são o que costumamos chamar de arquivos de bloco de notas, arquivos de texto. Talvez amigos perguntem: Quais são os perigos dos arquivos TXT? Não pode ser um engano. Há uma crise por trás do arquivo TXT, então tenha muito cuidado.
Primeiro, arquivos TXT - arquivos TXT com extensões ocultas
Se você receber um anexo de e-mail como este: QQ Lianghao transmite .txt, acha que deve ser um arquivo de texto simples? Não necessariamente! Seu nome real de arquivo pode ser QQ Lianghao Broadcast .txt.
No registro, significa associação de arquivos HTML. Mas ele não aparece quando é salvo como nome de arquivo, e esse arquivo é na verdade equivalente ao .txt.html de transmissão do QQ Lianghao. Se você clicar duas vezes nele e achar que vai abrir o Notepad, mas ele chama o HTML para rodar, só Deus sabe o que ele vai fazer, apagar o arquivo? Formatando um disco rígido? É possível! Conheça os perigos de abrir anexos à vontade.
Segundo, arquivo TXT - métodos de identificação e prevenção
1. Se o arquivo TXT não mostrar o ícone do arquivo de texto, mas a flag do tipo de arquivo não estiver definida, essa é a melhor forma de distingui-lo de um arquivo TXT normal.
2. Outra forma de identificar é exibir o nome completo do nome do arquivo no lado esquerdo de "Meu Computador" ao visualizar "por método da página web". Mais uma vez, gostaria de lembrar você de prestar atenção ao nome do arquivo anexo no e-mail recebido, não apenas para ver a extensão exibida, mas também para prestar atenção ao que o ícone realmente exibe.
3. Para arquivos que parecem ser TXT no anexo, você pode baixá-lo e selecionar "Abrir com o Bloco de Anotações" com o botão direito do mouse, o que será muito seguro.
Terceiro, arquivos TXT - arquivos fragmentados maliciosos
Outro tipo de arquivo TXT temido é um arquivo chamado "objeto fragmentado" (extensão SHS) no Windows, que geralmente é disfarçado como um arquivo de texto e distribuído por meio de anexos de e-mail, como QQ número .txt.shs. Como o sufixo real SHS não aparece, seria horrível incluir comandos como "formatar" no arquivo! Além disso, possui uma forte ocultação:
1. O ícone padrão do arquivo objeto fragmentado é um ícone semelhante ao arquivo do bloco de notas, que pode facilmente ser confundido com um documento com algum texto, e o usuário não é vigilante quanto a isso.
2. No estado padrão do Windows, a extensão do arquivo "objeto fragmentado" fica oculta, mesmo que você remova o "√" na frente de "Ocultar a extensão dos tipos de arquivo conhecidos" no [Explorador]→ [Ferramentas]→ [Opções de Pasta]→ [Visualizar], o SHS ainda está oculto, porque o Windows suporta extensões duplas, como "QQ número .txt.shs". O nome exibido é sempre "QQ número .txt".
3. Mesmo que você esteja desconfiado, não encontrará nenhum problema com esse arquivo com nenhum antivírus, porque esse arquivo não possui vírus, não é executável e ainda é um arquivo do sistema. Você desconfiaria de um arquivo assim?
Quarto, arquivo TXT - método de prevenção
Sob a tecla HEY_CLASSES_ROOTShellScrap do editor de registro, há uma chave-valor "NeverShowExt", que é a causa de não exibir a extensão do arquivo SHS. Exclua esse valor-chave e você pode vê-lo.
Você também pode mudar o ícone padrão do arquivo Fragmented Object. Abra [Explorador]→ [Visualizar]→ [Seleção de Pasta]→ [Tipo de Arquivo]→ [Tipo de Arquivo Registrado]→ [Objeto Fragmentado], clique em [Editar] e clique no botão [Alterar Ícone] na caixa de diálogo [Editar Tipo de Arquivo]. Abra a C:WINDOWSSYSTEMPifmgr.dll e selecione um novo ícone.
Quinto, arquivo TXT - anexo do Outlook restylizado
Além dos dois tipos de arquivos TXT perigosos mencionados acima, há também um anexo de e-mail do Outlook com facelift de facelift! O que parece um arquivo TXT é, na verdade, um arquivo EXE!
Quando você recebe uma dessas mensagens com o Outlook 2000, ela mostrará que é uma mensagem com anexos; se você clicar duas vezes para abri-la, o Outlook irá solicitar: Alguns objetos carregam vírus que podem causar danos ao seu computador, então certifique-se de que a origem do objeto seja confiável.
Sexto, arquivo TXT - método de identificação
Não tenha medo, apesar da confusão extrema, ainda assim aparecerá alguns peões:
1. Na verdade, é um objeto OLE, não um anexo, e sua caixa de seleção é diferente da caixa de seleção do anexo. O menu que aparece com o botão direito do mouse é diferente.
2. Ao clicar duas vezes para abri-lo, o aviso de segurança é diferente da ponta de segurança do acessório, o que é muito importante. Neste momento, você deve selecionar "NÃO", depois clicar no botão direito do mouse, selecionar "Editar Pacote" e selecionar "SIM" quando for solicitado se confiar no objeto, e o formulário original aparecerá na caixa de conteúdo do lado direito do envelope do objeto.
3. Como não é um anexo, não há caixa de diálogo quando você seleciona [Arquivo] → [Salvar Anexo].
4. Como nem todo software de envio e recebimento de e-mails suporta incorporação de objetos, o formato desses e-mails pode não ser reconhecido por alguns softwares. No entanto, o Outlook é amplamente utilizado, especialmente em empresas relativamente grandes com seus próprios servidores de e-mail, então ainda é necessário lembrar a todos de terem cuidado ao incorporar objetos. Não só o Outlook, mas também Word, Excel e outros softwares que suportam objetos incorporados podem ser transformados para confundir as pessoas.
Todos também entendem a coisa terrível dos arquivos TXT; na verdade, desde que você seja cuidadoso o suficiente e siga os métodos de prevenção mencionados neste artigo, não haverá perigo.
|