A ISO 3166 é uma norma publicada pela Organização Internacional de Padronização (ISO) que define os códigos de nomes de países, territórios dependentes, áreas geográficas especiais e suas principais divisões administrativas, como províncias ou estados. O nome oficial deste padrão é "Nomes de Países e Seus Códigos de Representação de Divisões Administrativas".
A ISO 3166 tem como objetivo definir códigos alfabéticos e/ou numéricos reconhecidos internacionalmente para nosso uso ao nos referirmos a países e suas regiões administrativas subordinadas. No entanto, não define os nomes dos países – essas informações vêm de fontes das Nações Unidas ("nomes dos países" no Glossário de Termos e "códigos de país para uso estatístico" mantidos pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas).
Usar códigos economiza tempo e evita erros, pois, em vez de usar o nome de um país compreendido no mundo, podemos usar uma combinação de letras e/ou números que podemos entender em todo o mundo, o que muda dependendo do idioma utilizado.
Por exemplo, todas as organizações postais nacionais ao redor do mundo utilizam contêineres rotulados com o correspondente código de país para trocar correspondência internacional. O Internet Domain Name System utiliza esses códigos para definir domínios de alto nível, como ".fr" para a França e ".au" para a Austrália. Além disso, em passaportes legíveis por máquina, esses códigos são usados para determinar a nacionalidade do usuário; Quando enviamos dinheiro de um banco para outro, o código de país é uma forma de identificar a localização do banco.
ISO 3166 é um padrão de código de país publicado pela Organização Internacional de Padronização (ISO) que inclui:
ISO 3166-1 alpha-2: códigos de duas letras (ex.: CN, US, JP) ISO 3166-1 alpha-3: Códigos de três letras (ex.: CHN, EUA, JPN) ISO 3166-1 numérico: códigos numéricos (ex.: 156, 840)
Organização:O login do hiperlink está visível. Procurar:O login do hiperlink está visível. Baixe em formato JSON:O login do hiperlink está visível. |