NAS (Armazenamento Conectado à Rede) é literalmente um dispositivo conectado a uma rede com funções de armazenamento de dados, por isso também é chamado de "memória de rede". É um servidor dedicado de armazenamento de dados.
Os produtos NAS mais populares no mercado atualmente são:Synology, Wei Unicom e TerraMasterApós a compra do hardware, traz seu próprio sistema NAS desenvolvido por cada fabricante. Se você não quiser comprar os produtos dela tambémVocê pode instalar o TrueNAS em um computador ocioso para construir um serviço NAS。
TrueNAS CORE (anteriormente FreeNAS) é o sistema operacional de armazenamento mais popular do mundo porque permite construir seu próprio sistema de armazenamento profissional para uma variedade de aplicações intensivas em dados, sem custos de software. Basta instalá-lo no seu hardware ou VM e experimentar a verdadeira liberdade de armazenamento do armazenamento open-source.
O TrueNAS CORE pode ser usado para uma ampla variedade de casos de uso intensivos em dados, desde a casa até o escritório e o data center. Profissionais de TI, fotógrafos, designers, produtores e editores de áudio/vídeo, desenvolvedores e qualquer pessoa séria em armazenar e proteger grandes volumes de dados podem aproveitar o TrueNAS CORE. Pare-o com seu software de backup favorito para arquivar grandes quantidades de dados pouco usados do seu dispositivo local, ou até mesmo sincronizar e enviar dados para a nuvem.
No cerne do TrueNAS está o sistema de arquivos OpenZFS auto-reparável. Anteriormente disponível apenas nos sistemas de armazenamento corporativos mais avançados, o TrueNAS oferece acesso direto e amigável ao ZFS. Com seu RAID integrado, poderosas ferramentas de gerenciamento de dados e a capacidade de detectar e reparar automaticamente corrupção silenciosa de dados (e bit rot), TrueNAS e OpenZFS garantem integridade dos dados do início ao fim.
Mais do que apenas o tradicional "armazenamento conectado à rede", o TrueNAS é um armazenamento unificado que se integra perfeitamente a qualquer ambiente com diversos protocolos de acesso a arquivos, blocos ou objetos. Você também pode ampliar suas funcionalidades com vários plugins gratuitos, como Plex Media Server, NextCloud, monitoramento Zoneminder e outros. Documentação do TrueNA:O login do hiperlink está visível.
Endereço de Código Aberto:O login do hiperlink está visível.
Tutorial de Instalação:O login do hiperlink está visível.
Baixe o TrueNAS
Link para download:
O login do hiperlink está visível.
O login do hiperlink está visível.
Eu usoDELL T340 e ESXI 7.0 instalam sistema TrueNASPara informações sobre como instalar o ESXI no DELL T340, você pode consultar o seguinte:
Eu conectei a máquina2 discos vermelhos de 2TB, e o iDRAC é usado para formar um array RAID1 para TrueNAS (TrueNAS vem com uma função soft raid), que pode ser referida da seguinte forma:
vou baixar o bom"TrueNAS-12.0-U7.iso"O arquivo de imagem é enviado para o armazenamento ESXI, conforme mostrado na imagem a seguir:
Comece a instalar o TrueNAS
Requisitos mínimos do TrueNAS
- CPU de 64 bits
- 16 GB de memória RAM
- Unidade de boot de 16 GB (SSD suportado)
- Pelo menos um disco adicional
Anotações:
O TrueNAS deve estar instalado emModo BIOSSubmonte. Alguns produtos exigem a identificação do sistema operacional instalado na VM. A opção ideal é:FreeBSD 12 64 bits。 Se isso não estiver disponível, tente opções como FreeBSD 12, FreeBSD 64-bit, 64-bit OS ou outra opção. Não escolha o tipo de sistema operacional associado ao Windows ou Linux.
Crie uma nova máquina virtual usando ESXI e selecione FreeBSD 12 (64 bits) conforme mostrado na figura a seguir:
Selecionar Armazenamento (2 armazenamento RAID1 com 2TB)
Ajuste CPU, memória, tamanho do disco e outras informações conforme sua situação, eu escolho "provisionamento espesso, zero por atraso" é mais rápido!Dois discos rígidos precisam ser adicionados, um como disco do sistema, e outro como disco de armazenamento de arquivos!
1. Otimização do Abastecimento (THIN):
Ao criar um disco, o espaço ocupado pelo disco é calculado de acordo com o uso real, ou seja, quanto é utilizado, nenhum espaço é alocado antecipadamente, os dados do disco não são zerados e o tamanho máximo do disco particionado não é ultrapassado.
Portanto, quando há uma operação de E/S, é necessário alocar espaço primeiro e então definir o espaço para zero antes de realizar a operação de E/S. Quando há operações frequentes de E/S, o desempenho do disco se degrada.
2: Provisão espessa, atraso zero:
O formato padrão de criação aloca espaço diretamente do disco quando você cria um disco, mas não zera os dados retidos no disco. Então, quando há uma operação de I/O, você só precisa fazer a operação de zeramento.
O disco tem bom desempenho e curto tempo de tempo, tornando-o adequado para desktops virtuais no modo pool
3. Configuração Grossa:
Crie discos para capacidades de clustering. Quando você cria um disco, aloca espaço diretamente do disco e zera os dados de retenção do disco. Então, quando há uma operação de E/S, não há necessidade de esperar que ela seja executada diretamente.
Os discos têm o melhor desempenho e longo tempo, tornando-os adequados para rodar máquinas virtuais que executam serviços de aplicação pesados
A unidade de CD/DVD seleciona o arquivo ISO que você acabou de enviar, conforme mostrado abaixo:
Selecione "BIOS" para a opção de inicialização, como mostrado na figura abaixo:
Próximos passos:
Depois de clicar em Concluído, ligue a máquina virtual e pressione enter para instalar o TrueNAS. (Ou esperar 10 segundos para entrar automaticamente na interface de instalação)
Selecione OK e pressione Enter, conforme mostrado abaixo:
usarBarra de espaçoSelecione um disco, conforme mostrado abaixo:
Essa operação apagará todos os dados do disco rígido, selecione SIM Enter para continuar, conforme mostrado na imagem a seguir:
Defina uma senha de super administrador, que será usada na interface de login web. Como mostrado abaixo:
Selecione o modo de inicialização como BIOS, conforme mostrado abaixo:
Comece a instalação conforme mostrado abaixo:
Após a instalação concluída, reinicie o sistema conforme mostrado na figura abaixo:
Após o sistema inicializar com sucesso, a saída é a seguinte:
De acordo com o endereço de saída do console, insira-o no navegador, como mostrado na figura abaixo:
Digite a senha de administrador que você acabou de definir, como mostrado abaixo:
Configuração do TrueNAS
Após instalar o TrueNAS, você precisa fazer uma configuração simples com o fuso horário em Xangai, China, como mostrado na figura abaixo:
Encontre o serviço, inicie o serviço SMB e configure o início automático de inicialização, como mostrado na imagem a seguir:
Acesso remoto do Windows ao armazenamento TrueNAS
Crie um novo pool de armazenamento, como mostrado na figura a seguir:
Somos um único disco rígido, o disco rígido já fez RAID1, o TrueNAS acha que usamos um disco para armazenamento, o que pode causar perda de dados, como mostrado na imagem abaixo:
Um vdev de dados Stripe é altamente desencorajado e resultará em perda de dados se falhar
Crie um novo DataSet no pool de armazenamento (que pode ser entendido como uma pasta, e você também pode criar um novo DataSet sob o DataSet), como mostrado na figura a seguir:
Crie um novo grupo e usuário no TrueNAS, crie um novo "itsvse_homeA figura a seguir mostra o grupo:
Crie um usuário de teste com senha: A123456 e adicione-o ao grupo itsvse_home, como mostrado na figura abaixo:
Encontre o DataSet(test) recém-criado no pool de armazenamento e defina permissões de ACL, conforme mostrado na figura a seguir:
No menu Compartilhar, encontre compartilhamentos do Windows (SMB) e crie um novo, conforme mostrado abaixo:
Tente abrir o Meu Computador e digitar na barra de navegação\\192.168.50.177\test_private, conta: teste, senha: a123456, conforme mostrado na figura abaixo:
O teste pode criar uma nova pasta e enviar os dados de download normalmente. Você também pode mapear o compartilhamento diretamente como um drive de rede, como mostrado na figura a seguir:
(Fim)
|