Elasticsearch é um mecanismo de busca de código aberto baseado no Apache Lucene(TM), que pode ser considerado a biblioteca de mecanismos de busca mais avançada, de melhor desempenho e com mais recursos até hoje, tanto em domínios open source quanto proprietários. No entanto, Lucene é apenas uma biblioteca. Para torná-lo poderoso, você precisa usar Java e integrá-lo à sua aplicação. Lucene é muito complexo, e você precisa ter um entendimento profundo de recuperação para entender como funciona. Elasticsearch também é escrito em Java e usa Lucene para indexar e implementar funcionalidades de busca, mas visa tornar a busca em texto completo simples e esconder a complexidade de Lucene por meio de uma API RESTful simples e coerente.
Revisar:
Agora pronto para converter aplicações de servidor e middleware em implantações conteinerizadas, usar a implantação de imagem Docker requer apenas alguns comandos simples ou um arquivo yml, e todo o sistema pode estar rodando, dispensando o incômodo da implantação tradicional, como várias modificações de arquivos de configuração. O mais importante é que, se você tornar o serviço sem estado, é mais fácil migrar.
Este artigo utiliza a imagem elasticsearch:6.5.2 como tutorial de demonstração para o CentOS 8
Instalar o Docker
Primeiro, você precisa instalar o serviço docker, e o tutorial é o seguinte:
Inicie o aplicativo Elasticsearch
O login do hiperlink está visível.Uma lista de todas as imagens e tags publicadas no Docker é fornecida
Usando elasticsearch:6.5.2 como imagem base, o comando de lançamento é o seguinte:
Use seu navegador para acessar o servidor da intranetip:9200Você pode ver o seguinte:
{ "nome" : "YDBU8PG", "cluster_name" : "docker-cluster", "cluster_uuid" : "VexaBtA2Q-qAZlwbvUHjXA", "versão" : { "número": "6.5.2", "build_flavor" : "padrão", "build_type" : "piche", "build_hash" : "9434bed", "build_date" : "2018-11-29T23:58:20.891072Z", "build_snapshot" : falso, "lucene_version" : "7.5.0", "minimum_wire_compatibility_version" : "5.6.0", "minimum_index_compatibility_version" : "5.0.0" }, "slogan": "Sabe, para Busca"
}
Instale o plugin de segmentação de palavras elasticsearch-analysis-ik
Precisamos entrar no contêiner para instalar o plugin de particípio IK, o comando é o seguinte:
Assim que você entra no contêiner, você entra por padrão/usr/share/elasticsearchAbaixo do diretório, o comando install plugin é o seguinte:
Nota: A versão do elasticsearch-analysis-ik deve corresponder à versão atual do elasticsearch!
Uma vez concluída a instalação, você pode digitá-la/usr/share/elasticsearch/config/analysis-ikNo sumário, encontreIKAnalyzer.cfg.xml Arquivo para personalizar o dicionário, por exemplo:
Após a configuração ser concluída, faça upload do seu próprio arquivo my.dic em /usr/share/elasticsearch/config/analysis-ik, e você pode copiar os arquivos do host para o container através do comando docker cp, da seguinte forma:
Inicie o aplicativo elasticsearch-head
Da mesma forma, você pode criar uma aplicação elasticsearch-head usando o comando docker para se conectar ao serviço elasticsearch através do elasticsearch-head, com o seguinte comando:
Inicie o aplicativo Kibana
Claro, você também pode instalar o Kibana para gerenciar o serviço elasticsearch, uma plataforma de análise e visualização de código aberto projetada para funcionar com o Elasticsearch. Você pode usar o Kibana para buscar, visualizar e interagir com dados armazenados nos índices do Elasticsearch. Você pode facilmente realizar análises avançadas de dados e visualizar seus dados em vários gráficos, tabelas e mapas. As referências são as seguintes:
Você também pode criar rapidamente um aplicativo Kibana usando comandos docker, que são os seguintes:
Nota: --alias de link devem usar elasticsearch, e usar outros aliases resultará no seguinte erro:
Uma vez que a inicialização estiver concluída, acessohttp://ip:5601/Como mostrado abaixo:
A compatibilidade com produtos relacionados ao Elasticsearch (5.x, 6.x, 7.x) pode ser referenciada da seguinte forma:O login do hiperlink está visível.
(Fim)
|